![]() |
Rilton Silva entrevista Fernando Muniz |
Em entrevista concedida ao blog do Rilton Silva, com exclusividade em um papo descontraído Fernando Muniz presidente da Câmara Municipal de Paço do Lumiar, falou sobre, o momento político no município, a atual gestão da Câmara Municipal, e de pré candidatura a prefeito.
Como o vereador Fernando Muniz conseguiu mudar a imagem da Câmara?
R= Através da conciliação, do diálogo com os parlamentares e com à população, também mostrando transparência na gestão, com reformas administrativas profundas e estruturais além de uma excelente equipe . Também devo ressaltar a valorização dos servidores , a modernização dos atos do legislativo e o respeito ao cidadão, a divulgação do parlamento e do trabalho exercido pelos vereadores e vereadoras , o trabalho de transformação requer tempo e paciência mais estamos no caminho certo.
Como você avalia a relação dos poderes, Executivo e Legislativo, atualmente?
R= Como sempre falo, tem que ter a harmonia, entre o Legislativo e o Executivo, para que juntos criem alternativas de desenvolvimento de políticas públicas eficazes para o município, mas sempre respeitando o princípio da independência total de cada um.
Na qualidade de Vereador e presidente da Câmara, como você analisa algumas críticas ?
R= As críticas são bem vindas, desde que feita com responsabilidade e verdade, sem cunho difamatório, sem interesses políticos partidário embutidos, sem ódio gratuito, sempre fui a favor da imprensa livre, mas acima de tudo séria.
Na qualidade de homem público acredito na crítica construtiva, nela avalio e absolvo aprendizado.
Qual sua opinião sobre os pré candidatos à prefeitura de Paço do Lumiar?
R= Conheço todos, são todos meus colegas, tenho uma boa relação com eles e todos tem suas potencialidades, mas claro, que quem decide o melhor para o cargo é a avaliação criteriosa da população. Claro que, de acordo com suas propostas apresentadas, acredito que todos tem chances reais de êxito, mas todo o cenário político ainda está indefinido.
Diante desse cenário, citado por você, qual a possibilidade de uma provável candidatura, do vereador Fernando Muniz?
R= Bem... Eu agora estou focado na responsabilidade de administrar um poder, estou presidente da Câmara, focado na gestão do legislativo, e em mostrar a população o real papel do parlamento. Quando eu assumi a cadeira de presidente desta casa, minha principal preocupação era tentar mudar a imagem negativa do Poder Legislativo perante a população luminense, busquei criar mecanismos de divulgação, participação, conciliação, e de respeito entre meus pares. Comecei com a lição de casa básica, para ter respeito, tinha que dar respeito.
Hoje temos 17 vereadores e vereadores tratados com respeito igualitariamente. Hoje posso até, humildemente, afirmar quer tenho o apoio e a consideração de todos os vereadores, um fato inédito na câmara municipal e óbvio que é fruto de uma gestão igualitária.
Aproveito aqui também para agradecer a todos os vereadores, pelo apoio na gestão, pois sem eles nunca conseguiria êxito.
Nosso município é complexo, muito politizado, difícil de se administrar, temos problemas graves em todas as políticas públicas e a infraestrutura é o maior dos problemas, mas com muito planejamento e execução rápida podemos ir amenizando.
Mas o vereador tem essa vontade de ser um nome para estar à frente do Executivo?
R= Eu acredito que o chefe do executivo, tem que ter preparo, conhecimento de gestão, liderança, conhecimento de políticas públicas, equipe ,além de habilidade política, também tem que ter voz de comando, compromisso e principalmente transparência nos atos.
Para ser prefeito, não basta querer ser prefeito, tem que saber ser um prefeito.
Existe sim hoje um sentimento de desejo dos meus pares e do meu grupo político para que eu entre na disputa, também já conversei com vários pré-candidatos com proposta de composição de chapa majoritária na qualidade de vice. Talvez manifestado pelo reconhecimento à frente do trabalho realizado no Legislativo.
Mas prudência é melhor, acredito que essa qualificação e reconhecimento para me pré-candidatar ou compor chapa majoritária, na minha opinião, esse credenciamento deve partir da população. Não sou hipócrita em dizer que não almejo um dia ser prefeito de minha cidade, esse é o sonho de todo homem público. Se negasse estaria mentindo para mim mesmo.
Mas tudo tem seu momento, tudo no seu tempo, tudo conforme a vontade de Deus. Se for chamado pelo povo, aí não será mais meu desejo, será minha obrigação, aceitar.
Muito obrigado presidente pela entrevista ...
R- Estamos a disposição , e parabéns pelo comunicação séria que você realiza em nosso município.