terça-feira, 17 de dezembro de 2019

Prefeitura de Paço do Lumiar planeja a educação no município para 2020


A Prefeitura Municipal de Paço do Lumiar realizou nesta segunda-feira (16/12) um grande planejamento com a comunidade escolar para o ano de 2020. A reunião do Projeto de Políticas Pedagógicas conhecido como dia “P” aconteceu na Escola Pão da Vida, no bairro Vila Cafeteira e na UEB Leda Tajra, na sede do município. A Prefeita em exercício de Paço do Lumiar, Paula Azevedo e o Secretário Municipal de Educação, Marcos Ferreira, participaram dos encontros.

Durante as reuniões, os pais, professores e gestores debateram sobre as atividades e os projetos educativos necessários ao processo de ensino e aprendizagem para o próximo ano. O Secretário de Educação do Município, Marcos Ferreira, ressaltou a importância do planejamento. “Esse planejamento é uma demanda do MEC em parceria com a Umdime, Secretaria de Estado da Educação e escolas. Ter um PPP bem estruturado, ajuda a escola a ter uma identidade clara, e a equipe, segurança para tomar decisões”, explicou o secretário.



A Prefeita em exercício, Paula Azevedo, reforçou que sua gestão está priorizando o diálogo. “Gosto de trabalhar dialogando com as pessoas. Então é muito importante reunir toda a comunidade nesse trabalho, compartilhando a responsabilidade de definir os rumos da educação em Paço do Lumiar. O PPP se torna um documento vivo e eficiente na medida em que serve de parâmetro para discutir referências, experiências e ações de curto, médio e longo prazos", disse Paula.

O que é o Projeto Político Pedagógico (PPP).

Toda escola tem objetivos que deseja alcançar, metas a cumprir e sonhos a realizar. O conjunto dessas aspirações, bem como os meios para concretizá-las, é o que dá forma e vida ao chamado Projeto Político Pedagógico, o famoso PPP.

É projeto porque reúne propostas de ação concreta a executar durante determinado período de tempo.

É político por considerar a escola como um espaço de formação de cidadãos conscientes, responsáveis e críticos, que atuarão individual e coletivamente na sociedade, modificando os rumos que ela vai seguir.

É pedagógico porque define e organiza as atividades e os projetos educativos necessários ao processo de ensino e aprendizagem.

Ao juntar as três dimensões, o PPP ganha a força de um guia - aquele que indica a direção a seguir não apenas para gestores e professores mas também funcionários, alunos e famílias. Ele precisa ser completo o suficiente para não deixar dúvidas sobre essa rota e flexível o bastante para se adaptar às necessidades de aprendizagem dos alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário