sexta-feira, 1 de novembro de 2019

Prefeitura de Paço do Lumiar participa de reunião para discutir criação de UVZ para Região Metropolitana.



A Prefeita em exercício de Paço do Lumiar, Paula Azevedo, representou o município durante reunião na manhã desta quinta-feira (31), na Agência Executiva Metropolitana (AGEM) em São Luís. O encontro que reuniu representantes dos municípios que compõem a Região Metropolitana da Grande São Luís (RMGSL), foi para tratar sobre a instalação da Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ). Além da Prefeita Paula, participaram da reunião o Presidente da Agência Executiva Metropolitana (AGEM), Lívio Corrêa; o vice-prefeito de São Luís, Júlio Pinheiro e o Secretário de Saúde, Lula Fylho; o Prefeito de São José de Ribamar, Eudes Sampaio e assessores.

Uma Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ) é um centro onde são realizadas ações, atividades e estratégias de vigilância, de prevenção, de controle de zoonoses e de acidentes causados por animais peçonhentos e venenosos, de relevância para a saúde pública. A de São Luís funciona, atualmente, na Estrada de Ribamar, km 5, Forquilha e, com a alta demanda pelos serviços, o Governo do Estado, por meio da Agem, está desenvolvendo uma pareceria com órgãos da Prefeitura de São Luís, capitaneados pela Semus, para que seja criada uma nova UVZ, com capacidade para oferecer serviços para os quatro municípios que fazem parte da Região Metropolitana, a saber, São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa.

Na reunião desta quinta-feira, foi discutido os detalhes finais da cessão de uso de terreno com galpão da UFMA para a implantação da UVZ da Região Metropolitana.

Existe a necessidade real da implantação dessa Unidade de Vigilância em Zoonoses para a região metropolitana, uma vez que o número de pessoas que buscam atendimento estar superando a capacidade da atual UVZ. Por isso que esse trabalho em conjunto é extremamente importante”, afirmou Lívio Corrêa.

A Prefeita em exercício de Paço do Lumiar, comentou que a nova Unidade de Vigilância em Zoonoses significa o compromisso da administração pública no cuidado com os animais e sobretudo com a saúde pública. “Será mais um importante equipamento para o controle e prevenção de doenças. Vamos continuar cuidando dos animais e trabalhar a prevenção de doenças juntamente com a sociedade. Tenho certeza que o trabalho em conjunto dos municípios que compõem a grande Ilha de São Luís está sendo mais uma vez muito importante para concretizar esse projeto”, finalizou Paula Azevedo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário