domingo, 3 de novembro de 2019

Paço do Lumiar: PREFEITURA COMBATE TRABALHO INFANTIL EM CEMITÉRIOS.

Em feriado de finados, é comum crianças e adolescentes oferecem serviço de capina e limpeza de túmulos nos cemitérios. Para combater essa prática, a prefeitura de Paço do Lumiar,por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, em parceria com as Secretarias Municipais de Educação, Saúde, Direitos Humanos e Polícia Militar, uniu forças com a coordenação de combate ao trabalho infantil da Superintendência Regional do Trabalho no Maranhão (SRT-MA), que vem desenvolvendo uma campanha de conscientização, em parceria com o Fórum Estadual de Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente (Fepetima).

Para desenvolver a campanha, houve distribuição de folhetos explicativos com orientações sobre como combater a prática do trabalho infantil. Além de servidores da Prefeitura e de políciais do 22° Batalhão da Polícia Militar, a SRT-MA, também esteve em Paço do Lumiar participando da ação.

Segundo a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Maria Helena Veiga,o trabalho em Cemitérios é uma das piores formas, porque coloca o menor em situação de vulnerabilidade, pelo exercício do trabalho pesado.

"O trabalho de crianças e adolescentes em cemitérios é proibido para menores de 18 anos e está tipificada na lista que define as piores formas de trabalho infantil. O grau de periculosidade desse ambiente de trabalho é o grau 3, o mais elevado"

Parceiros das Ações

A campanha contou com o apoio do Ministério Público do Trabalho, Ministério Público do Estado do Maranhão, Polícia Militar; das prefeituras de São Luis, Paço do Lumiar, Raposa e São José de Ribamar; do Fórum Estadual de Erradicação do Trabalho Infantil no Maranhão e COMIPETI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário