sábado, 17 de agosto de 2019

Paço do Lumiar - Câmara aprova Código de Ética para vereadores

A Câmara Municipal de Paço do Lumiar aprovou por unanimidade, dia 21 de maio do corrente ano, o Código de Ética e Decoro Parlamentar e sua respectiva comissão permanente. Com a aprovação o Legislativo Luminense passa a contar com um Código de Ética e Decoro Parlamentar, uma vez que desde sua fundação não constava em seu Regimento Interno .

O Código, apresentado pela Mesa Diretora, tem como base a Constituição Federal, Lei Orgânica do Município e Regimento Interno da Câmara, o qual estabelece normas e cria penalidades para quem o infringir. As penalidades a quebra do decoro parlamentar que estão previstas no Código de Ética variam desde a censura pública, verbal ou escrita, até a perda do mandato, passando pela suspensão de prerrogativa regimental, suspensão temporária de mandato sem direito a subsídio e perda do cargo na Mesa Diretora e nas comissões. O Código prevê ainda a criação de uma Comissão de Ética, com três membros e dois suplentes, a ser eleita para um período de quatro anos.

O projeto de resolução nº 007/2019 foi apresentado pelo Vereador Júlio Pinheiro(Patriota 51) que, em emenda aditiva, alterou o artigo 68 e 69 do Regimento Interno da casa e acatado pela Mesa Diretora, que regimentalmente formulou inciativa da proposição sendo a mesma posta em pauta, deliberada e aprovada por unanimidade pelo plenário e encaminhada para a promulgação.

Temos que modernizar o Parlamento, trazer a pauta proposituras que ordenem a casa como essa iniciativa do Vereador Júlio Pinheiro que engrandece o legislativo luminense, estamos planejando revisar e adaptar mais a legislação, e assim melhorar a casa do povo. Disse o Presidente da Câmara Vereador Fernando Muniz

Nenhum comentário:

Postar um comentário