segunda-feira, 9 de julho de 2018

I Seminário de Direitos Humanos aconteceu em Paço do Lumiar

Com o objetivo de fortalecer parcerias e promover a política de direitos humanos aos menos favorecidos, é que aconteceu nesta quinta-feira, 5, em Paço do Lumiar, no auditório do Instituto Francisco (IESF), o I Seminário Municipal organizado pela Secretaria de Direitos Humanos.

Para José do Vale, secretário de DH do município, esta iniciativa serve para gerar reflexões e estimular coparticipações. “Com este Seminário iniciamos a discussão sobre o que é Direitos Humanos, incentivando a população a refletir sobre a política cidadã. Nossa intenção também é construir parcerias, principalmente com o Estado, representado hoje aqui pela Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular (SEDIHPOP). Nós também queremos fazer a desconstrução de que Direitos Humanos é coisa de bandido. Os DH é para todo e qualquer cidadão.”, afirmou.

O evento iniciou com uma Mesa de Diálogo, com o tema: “Panorama Estadual e Municipal de Direitos Humanos: Construção Histórica e Coletiva”, da qual participou o presidente do Conselho Estadual de Direitos Humanos (CEDDH), Ricardo Santos, a representante da Sociedade Maranhense de Direitos Humanos (SMDH), Roseane Dias, e também o secretário Estadual de Direitos Humanos e Participação Popular (SEDIHPOP), Francisco Gonçalves, que aproveitou o momento para esclarecer que o esforço da Prefeitura é extremamente necessário. “Esta iniciativa da Prefeitura é de suma importância porque implica na municipalização dos Direitos Humanos. É um esforço necessário, porque as prefeituras precisam garantir políticas de promoção e de proteção dos direitos fundamentais para a população.”, esclareceu.

A Prefeitura de Paço do Lumiar tem lutado a favor da dignidade da pessoa humana, é o que afirma o Prefeito Domingos Dutra (PCdoB). “Nós temos uma secretaria própria de Direitos Humanos e decidimos unificá-la para que a luta pela redução das desigualdades sociais seja mais arrojada. Eu acredito que juntos, nós do município e o Estado, venhamos garantir que cada cidadão luminense seja pleno de direitos e deveres.”

O evento também ressaltou a importância da Declaração Universal de Direitos Humanos, que em 2018 completa 70 anos de existência, bem como da Constituição Federal da Cidadania, que completa 30 anos de caminhada, e também da Lei orgânica Municipal de Paço do Lumiar, que tem 28 anos de atuação.

No mês de agosto a Secretaria Municipal de Direitos Humanos (SEMDIH) vai realizar oficinas de conscientização, bem como debates, para fortalecer a temática e efetivar a cidadania no município.

Contato da SEMDIH
  • (98) 98808-4584
  • Endereço: Centro Administrativo, MA 201,s/nº, Tambaú.
  • Contato da SEDIHPOP
  • (98) 3256-5330
  • Endereço: Av. Jerônimo de Albuquerque, S/N, 2º Andar, Bloco A, Edifício Clodomir Milet, Calhau

Nenhum comentário:

Postar um comentário