segunda-feira, 30 de julho de 2018

1° Fórum Comunitário do Selo Unicef acontece em Paço do Lumiar

Na última sexta-feira foi realizado em Paço do Lumiar o 1° Fórum Comunitário Municipal de Sensibilização e Conscientização do Selo UNICEF. O evento, organizado pela Secretaria de Direitos Humanos, contou com a participação de mais de 300 pessoas no auditório do Instituto de Ensino Superior Franciscano, entre elas, o Prefeito Domingos Dutra (PCdoB), a Vice-Prefeita - Paula Azevedo, o articulador do Selo Unicef em Paço do Lumiar - Rubens Silva, o Secretário de Direitos Humanos, José Vale, a Secretária de Desenvolvimento Social - Nelzenir de Paula, e o Secretário de Saúde - Juarez Lima.

O Selo Unicef é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância, voltada à redução das desigualdades e à garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes. Em Paço do Lumiar foi criada a Comissão Intersetorial, com a participação do Poder Público e da Sociedade Civil, com o objetivo de trabalhar para alcançar o reconhecimento internacional que o Selo UNICEF proporciona. “O município aderiu ao Selo e agora vamos trabalhar para que sejamos reconhecidos. Temos até 2021 para realizarmos as ações e sermos avaliados pelo UNICEF. Se formos aprovados vamos ganhar muitos benefícios, entre eles, projetos voltados para a criança e adolescente”, afirmou o articulador Rubens Silva.

Durante o evento foram apresentadas as metodologias e objetivos do Selo. A equipe organizadora ainda proporcionou 11 Grupos de Trabalho (Gts) que dialogaram sobre os temas fundamentais do fórum: direito ao registro civil, evasão escolar, programas para famílias vulneráveis, alimentação infantil, gravidez na adolescência, pré-natal, óbito materno, qualidade da educação, direito à vida, violência e protagonismo juvenil. “É um sentimento de muita responsabilidade estar à frente do fórum, no entanto, é um trabalho que se realiza de forma colaborativa, principalmente entre o poder público e a sociedade civil”, destacou José Vale, Secretário de Direitos Humanos.

Para o Prefeito Domingos Dutra, a implantação do Selo no município será algo inédito, como outras ações que a Prefeitura já vem fazendo desde o início da gestão. “É uma honra implantarmos este Selo em Paço do Lumiar. É um programa destinado para a melhoria das condições de vida das crianças e adolescentes, principalmente dos mais vulneráveis. É deste fórum que serão tiradas as políticas e diretrizes que serão incluídas no orçamento 2019”, declarou.

O evento finalizou com um coffee break para todos os participantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário