quinta-feira, 5 de abril de 2018

Prefeito Domingos Dutra entrega chaves de 880 imóveis do Jardim Primavera II, em Paço do Lumiar.

Após vários meses de muitas idas e vindas do prefeito Domingos Dutra a Brasília para resolver pendências no Ministério das Cidades, a Prefeitura de Paço do Lumiar entregou, nesta quarta-feira, 4 de abril, as chaves de 880 unidades habitacionais a famílias beneficiadas pelo Programa Minha Casa, Minha Vida, no loteamento Jardim Primavera II, no bairro Iguaíba. A entrega das novas casas fecha a execução do programa no Município, onde foram entregues nesta gestão 1.860 unidades, incluindo o Jardim Primavera I, entregue em novembro do ano passado. Este era um compromisso do prefeito Domingos Dutra na redução do déficit habitacional em Paço do Lumiar.

Estamos cumprindo com o nosso dever de proporcionar moradia digna à população. Depois de muita luta, muitas idas a Brasília, finalmente conseguimos entregar estes imóveis. Eu me sinto honrado e feliz em poder fazer parte de tudo isso. É uma grande alegria ver o maior sonho das famílias sendo realizado: a conquista da casa própria”, afirmou o prefeito Dutra.

Ele lembrou que foi acusado de estar fazendo uso político da entrega dos imóveis e lembrou que práticas como essa ficaram no passado. “Eu sei o que é morar de favor, de viver em puxadinho na casa de parentes. Eu entendia a aflição de vocês, mas, infelizmente, não dependia de nós, mas do Ministério das Cidades e do Banco do Brasil. Nosso objetivo era entregar o mais rápido possível estas casas a vocês”, assinalou o prefeito.

O ato de entrega das chaves contou com a presença, além das pessoas contempladas, do gerente do Banco do Brasil de Paço do Lumiar, Marcos Alves da Costa; da vice-prefeita Maria Paula Azevedo, de representantes da Construtora Escudo, de vereadores, secretários municipais e servidores públicos. Em ato simbólico, algumas famílias contempladas receberam a chave de suas casas. Após o ato solene, todos puderam receber suas chaves.

Estrutura

As casas do Residencial Jardim Primavera II, têm dois quartos, cozinha e banheiro, além de lavanderia. Algumas unidades são adaptadas para atender a pessoas com deficiência e dificuldade de mobilidade. Todas as casas têm espaço para ampliação do imóvel e contam com reservatório d'água e sistema de tratamento de esgoto.

Uma das famílias que receberam sua casa nova ontem foi a da dona de casa Maria França, que não escondia a alegria de receber seu imóvel. “Eu morava em uma casinha emprestada, sem nenhum conforto. Eu nem estou acreditando. Não poderia ter acontecido coisa melhor. Finalmente vou morar na minha casa própria”, declarou.

A felicidade foi compartilhada com sua mais nova vizinha, a aposentada Francisca Ferreira Costa. “Estou muito feliz, finalmente vou sair do aluguel que pagava há tantos anos. As casas são lindas e agora começo uma nova fase na minha vida, só posso agradecer a Deus e ao prefeito por não ter desistido da gente”, afirmou.

Eu pensei que a gente não ia receber essas casas, de tanto que demorou. Fui várias vezes à Semdes e até ao Banco do Brasil. Sempre mandavam a gente esperar. Ainda bem que o prefeito usou sua influência lá em Brasília. Estas casas vão trazer mais desenvolvimento para Paço do Lumiar e também dignidade a muitos cidadãos”, ressaltou Raimundo Lima, autônomo.

Esforços

O secretário municipal de Desenvolvimento Social, Nauber Braga, destacou os esforços do prefeito Domingos Dutra para garantir a entrega e informou que a Prefeitura vai desenvolver no local outras ações para proporcionar aos novos moradores condições dignas de moradia, como políticas públicas nas áreas de Educação, Saúde Transporte, Mobilidade Urbana e Desenvolvimento Social. Informou ainda que não há previsão por parte do Governo Federal de novas unidades do Minha Casa, Minha Vida para Paço do Lumiar.

Esta entrega só está sendo possível graças ao prefeito Domingos Dutra, que foi diversas vezes a Brasília em busca de resolver toda a burocracia desta entrega. Nós também protocolamos junto ao Ministério Público Federal duas representações. A primeira contra as avarias que as casas estavam apresentando e a segunda foi exigindo uma justificativa do Banco do Brasil para o atraso na entrega. No final deu tudo certo. Agora o prefeito se comprometeu a melhorar a infraestrutura de transporte público para a área e a oferecer serviços sociais e educacionais aos novos moradores. O residencial já conta com novas linhas de ônibus para o local, sem se falar que todas as escolas de Iguaíba já estão reformadas”, explicou o secretário Nauber Braga.

Acompanhe o vídeo

Nenhum comentário:

Postar um comentário