quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

Palestra sobre saúde mental marca o janeiro branco em Paço do Lumiar.

A Prefeitura de Paço do Lumiar, por meio das secretarias municipais de Desenvolvimento Social e de Saúde, promoveu nesta quarta-feira (24), no auditório do Instituto de Educação Superior Franciscano (Iesf), a palestra "Cuidar da mente é cuidar da vida", ministrada pelo diretor do CAPS Álcool e Drogas do Maranhão, Marcelo Soares. O momento celebrou a adesão do município à campanha Janeiro Branco, que aconteceu por meio de um projeto de lei criado pelo vereador de Paço do Lumiar, Miguel Ângelo (PRP) e sancionado pelo prefeito Domingos Dutra (PCdoB).

"O que nós pretendemos ao ser o primeiro município maranhense a aderir à campanha Janeiro Branco é inserir o tema da saúde mental na comunidade como um todo. Queremos provocar nas pessoas a reflexão de que muitas situações cotidianas vividas, das individuais às coletivas, têm íntima relação com a condição psicológica e emocional de cada um", afirmou o prefeito Domingos Dutra.

Para o diretor do CAPS AD, Marcelo Soares, o município de Paço do Lumiar deu um passo importante, já que a saúde mental não está associada somente às doenças mentais. "Uma boa qualidade de vida, que abrange relacionamento familiar e social, trabalho e comportamento no dia-a-dia são fatores que determinam uma boa saúde mental. A qualidade de vida está baseada em quatro pilares, que são: O amor próprio, controle emocional, convívio familiar e o trabalho e controle das finanças. A gente quer prevenir a saúde mental analisando seus aspectos e sintomas”, disse o diretor.

A palestra teve sucesso de público, com mais de 160 participantes que receberam certificados ao final do evento. Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Nauber Braga, a ideia é fazer deste dia um marco temporal. "Saúde Mental deve ser discutida o ano inteiro, mas, a partir de agora, teremos uma data para a promoção de ações estratégicas, que façam as pessoas refletir sobre a importância do equilíbrio emocional", destacou o secretário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário