terça-feira, 5 de dezembro de 2017

Paço do Lumiar é a primeira cidade a receber o projeto Alonga Vida.

Paço do Lumiar foi a primeira cidade a receber o projeto "Alonga Vida", realizado pelo Governo do Estado, que vai oferecer atividades físicas regulares a pessoas da terceira idade, orientadas por profissionais da área de saúde, objetivando melhorar o bem-estar dos idosos. O lançamento ocorreu na manhã deste domingo, na Praça do Viva Maiobão, com as presenças do governador Flávio Dino (PCdoB); do prefeito de Paço do Lumiar, Domingos Dutra (PCdoB); do prefeito de São José de Ribamar, Luís Fernando Silva (PSDB); de secretários do Estado e Município, além de muitos idosos que animaram a solenidade.

"Eu adoro atividade física, mas não tenho condições de pagar. Agora vou poder cuidar da minha saúde de graça. Não quero ficar uma velha torta da coluna, doente dentro de casa. Quero viver até os 100 anos ou mais. Graças a Deus terei essa oportunidade", afirmou a aposentada Aldenora Morais, 75 anos, uma das primeiras a se inscrever no projeto.

O projeto é executado pela Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Sedel), com o apoio do Grupo Mateus, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte e as aulas já começam nesta segunda-feira, 4. Segundo o governador Flávio Dino, o foco do Alonga Vida é agitar o dia a dia dessas pessoas, fazendo com que possam se sentir úteis e parte da sociedade.

A atividade física é de extrema importância em qualquer fase da vida. O nome do projeto já diz tudo. A ideia é proporcionar meios para que os idosos possam prolongar suas vidas. O programa dá aos idosos um espaço com orientação para cuidar do seu bem-estar físico e mental. Vai ser um grande sucesso porque valoriza os espaços públicos e cuida das pessoas", afirmou o governador.

Duas vezes por semana

As aulas irão acontecer duas vezes por semana, às segundas e quartas, com turmas em dois turnos: manhã e tarde. Mais de 50 idosos já se inscreveram e a meta é formar quatro turmas de 25 alunos. Os interessados devem comparecer nesta segunda-feira, 4, ao local das aulas na Praça Viva Maiobão, de 6h às 8h (manhã) e 16h às 18h (tarde), com a carteira de identidade ou algum documento com foto, e procurar o professor Sebastião. A participação no projeto é gratuita, mas os idosos podem contribuir com a doação de alimentos não-perecíveis, que serão distribuídos a instituições beneficentes de Paço do Lumiar.

Dona Francinete Araújo, 71 anos, não perdeu tempo e foi uma das primeiras a realizar a matrícula. Ela disse que não vê a hora de começar. "Estou super empolgada, não gosto de ficar dentro de casa sem fazer nada, aqui vou poder cuidar da minha saúde, me divertir e fazer novas amizades. Só tenho a agradecer ao governador e ao prefeito", ressaltou.

Quem também se inscreveu e espera ansiosa pelo início das aulas é dona Sebastiana Pereira, 73 anos. Bem-humorada, ela conta que procurou o projeto porque quer cuidar da saúde. “Já faço caminhadas no Viva, pois tenho problema de circulação e não posso ficar parada, pois pioro. Este projeto chegou numa ótima hora, pois não tinha como pagar academia para fazer outras atividades necessárias pra mim, como alongamento. Estou muito feliz”, explicou.

UNITI

Para o prefeito Domingos Dutra, o projeto é mais uma ação inédita do governador Dino, que vai somar com o que já está sendo feito em Paço do Lumiar para esse público da terceira idade.

"Aqui em Paço do Lumiar nós temos uma grande população idosa e estamos realizando ações para esses jovens senhores. Lançamos recentemente, em parceria com a UFMA, a Universidade da Terceira Idade, que visa promover a autonomia e a independência do idoso na comunidade. Agora buscamos parceria com o Governo do Estado para que esse projeto maravilhoso que é o Alonga Vida chegasse em nossa cidade. O nosso objetivo é possibilitar aos idosos um envelhecimento saudável e com qualidade de vida", reforçou o prefeito Dutra.

O projeto

Ao longo de oito meses, mais de 70 profissionais vão trabalhar nas atividades junto com os idosos, não só em Paço do Lumiar, mas em 30 cidades escolhidas para esta primeira fase do Alonga Vida.

Serão realizadas palestras, oficinas, diversas atividades físicas como caminhadas, dança, musculação, ginástica localizada e funcionais com efeitos no sistema cardiovascular.

BENEFÍCIOS DA ATIVIDADE FÍSICA PARA IDOSOS

- Minimiza os efeitos negativos que a velhice causa no idoso, como a desvalorização física, econômica e social.

- Promove momentos de descontração, de interação entre grupos, de desinibição, de socialização entre pares, de movimentos expressivos realizados de forma prazerosa, com atividades interessantes, desafiantes e que levam a novas descobertas.

- Melhora a autoestima, o equilíbrio, a destreza motora, levando-os a ter mais confiança nas suas potencialidades.

- Provoca a socialização e a autoconfiança diante de suas capacidades, proporcionando novo ânimo para bem viver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário