quinta-feira, 16 de novembro de 2017

Primeira etapa da Avenida 10 é inaugurada; governador anuncia próximas etapas e hospital de Paço.

Muita gente foi às compras no sábado, 11, na nova feira da Avenida 10 do Maiobão, entregue na sexta-feira à noite pelo governador Flávio Dino e o prefeito de Paço do Lumiar, Domingos Dutra. Durante a evento de inauguração, o governador deu duas boas notícias à população do município: anunciou que já autorizou a abertura de ordem de serviço para a construção da segunda e terceira etapas de urbanização da Avenida 10 e que a licitação para a construção do hospital de Paço do Lumiar será aberta no final deste mês.


Os recursos para a construção do hospital de Paço do Lumiar já estão garantidos e quero em breve ter o prazer de anunciar o início das obras”, afirmou o governador Flávio Dino.


Ele lembrou que o compromisso de urbanizar a Avenida 10 do Maiobão foi assumido com o prefeito Domingos Dutra logo após a posse municipal, no início deste ano, e que sentia uma alegria muito grande por estar entregando a primeira etapa da obra naquele momento.


O prefeito Domingos Dutra agradeceu e destacou a importância da parceria com o Governo do Estado. “Estamos enfrentando uma crise econômica e política séria. Herdei um Paço do Lumiar destruído, cheio de dívidas contraídas em gestões anteriores, por isso essa parceria com o Governo é tão importante e eu agradeço muito ao governador Flávio. E vou continuar como prefeito ‘pidão’, pois vou pedir mais”, afirmou o prefeito de Paço do Lumiar.


Nesta primeira etapa das obras, o trecho da avenida 10, próximo à MA-201 foi urbanizado com área específica para vendedores de peixes, mariscos, frutas, verduras e lanches, que agora têm um ambiente limpo para trabalhar e os moradores um local higiênico e bonito para o lazer e consumo. A obra incluiu também trabalho paisagístico com piso de concreto polido e iluminação pública decorativa. A segunda e terceira etapas preveem área de lazer com playground, quadra de areia, academia ao ar livre, calçadão e uma grande praça de alimentação.


Gostei muito dessa obra. Antes, isso aqui era uma nojeira. Agora dá gosto vir aqui para fazer compras ou só para passear no calçadão”, afirmou a aposentada Maria de Lurdes Vieira, moradora da Avenida 8 do Maiobão. “Esta área ficou bonita. Os boxes e as barracas para os vendedores ficaram muito bacanas também. Tomara que a população e os feirantes conservem este espaço limpo e organizado”, destacou José Cardoso, morador da Avenida 9.


Execução
O prefeito Dutra acompanhou de perto toda a execução dos serviços de reurbanização e requalificação da avenida, iniciados no mês de julho, ao lado do secretário de Estado de Infraestrutura, Clayton Noleto, e do presidente da Agência Metropolitana (Agem), Pedro Lucas Fernandes.


O projeto da Avenida 10 foi concebido e elaborado pela Agência Metropolitana, em parceria com a Secretaria de Infraestrutura de Paço do Lumiar. Ele faz parte do projeto Mais Asfalto do Governo do Estado, que requalificou o canteiro central da MA-201 para disciplinar o tráfego e melhorar o trânsito, garantindo maior mobilidade na área”, explicou Pedro Lucas Fernandes, da Agem.
  

Assim, os cerca de 60 feirantes e comerciantes que vendiam peixes e hortifrutigranjeiros às margens da MA-201 foram para a Avenida 10 do Maiobão, um local mais adequado, com duas vias largas. A avenida foi então organizada para receber os feirantes e o espaço foi adequado com iluminação, água e saneamento, para melhor atender os consumidores. 


Barracas e Boxes
A área revitalizada tem 2.500 m² com barracas móveis para os comerciantes de hortifruti, o que irá facilitar a limpeza, além de quiosques fixos para a comercialização de pescados e alimentos frios. O canteiro central foi limpo, passou por nivelamento do piso e ganhou meio-fio. Foi construído um novo piso de concreto polido com acessibilidade e iluminação adequada.


Esta obra foi toda feita pelo Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura de Paço do Lumiar. A Agência Metropolitana e a Prefeitura, por meio da Sinfra municipal, conceberam o projeto, executado pelo Governo por intermédio da Sinfra estadual. Enquanto os trabalhos de infraestrutura e urbanização eram feitos pelo governo, coube ao município providenciar o remanejamento, cadastramento, orientação e outros serviços aos feirantes, como limpeza, ligação de energia, fiscalização e outros. É uma parceria que rendeu muitos bons frutos”, comemorou o prefeito Dutra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário