sábado, 23 de setembro de 2017

Parada Gay do Maiobão deve reunir cerca de 20 mil pessoas, neste domingo (24).

O município de Paço do Lumiar ficará mais colorido e alegre neste domingo, 24. A 12ª Parada do Orgulho LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros) de Paço do Lumiar será realizada a partir das 15h, no bairro do Maiobão, com expectativa de reunir 20 mil pessoas, um dos maiores públicos em eventos do tipo no Maranhão.

A concentração ocorrerá na Estrada de Ribamar, em frente à loja Polyélle, na entrada da Avenida 12. O percurso será no sentido Avenida 13, com várias paradas, até chegar à Praça do Viva Maiobão, onde haverá show e apresentações performáticas. Este ano o tema é “Paço do Lumiar contra a LGBTfobia: Cidadania e Direitos para a comunidade LGBT”. A realização é do Grupo Passo Livre e conta com o apoio de vários parceiros, entre eles a Prefeitura de Paço do Lumiar, por meio da secretária municipal de Administração e Finanças e primeira-dama do Município, Núbia Feitosa, que é a madrinha da Parada Gay este ano. A secretária tem dado apoio aos organizadores e atuado ativamente em eventos preparatórios.

Sempre as paradas vêm acompanhadas de um seminário sobre o Movimento LGBT. O de Paço do Lumiar foi realizado na última sexta-feira, no Instituto de Educação Superior Franciscano (IESF), no Maiobão. A secretária Núbia Feitosa, ao lado do secretário municipal de Desenvolvimento Social, pastor Nauber Braga, participou do seminário.

Me sinto feliz em ser a madrinha da Parada Gay de Paço do Lumiar este ano. É a primeira vez que a Prefeitura Municipal apoia institucionalmente e de forma tão intensa este evento aqui em Paço. E eu me sinto à vontade para dizer que a gestão do prefeito Domingos Dutra é democrático e apoia as políticas e manifestações que reforçam os direitos humanos, quaisquer que sejam eles. Os direitos humanos são universais e invioláveis, não importando a orientação sexual, religiosa ou cultural”, afirmou Núbia Feitosa.

A Parada Gay é uma festa da diversidade e chama a atenção para a necessidade que temos de superar o preconceito e, acima de tudo, exercitar o respeito no nosso dia a dia. Esperamos a participação de todos neste domingo, com alegria, fraternidade, e, acima de tudo, respeito”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Social, pastor Nauber Braga.

Luta de décadas
O militante do grupo Passo Livre, Herbert Sousa, e um dos organizadores da Parada do Orgulho LGBT de Paço do Lumiar, destaca que a Parada Gay é uma forma alegre de envolver a população para combater o preconceito e lutar por novas conquistas.

Também é uma forma de chamar a atenção para a nossa luta que já vem ocorrendo há décadas em busca de espaços, melhorias em atendimentos, bem como inclusão e criação de políticas públicas voltadas para o segmento LGBT. Para alguns, podem ser coisas bobas, imperceptíveis para quem já as conquistou, mas para nós, dos movimentos LGBT, são importantíssimas”, afirma Herbert Sousa.

Durante as duas horas de percurso até o Viva Maiobão, os organizadores da Parada Gay estarão no trio elétrico falando sobre a discriminação, a violência e também de saúde e prevenção, buscando a conscientização dos moradores de Paço do Lumiar. Entre os principais problemas enfrentados atualmente estão a violência contra travestis, bem como o número de infectados com o vírus HIV.

Programação
  • Concentração: Estrada de Ribamar, próximo à loja Polyélle do Maiobão, a partir das 15h
  • Atrações: Trios elétricos, shows performáticos
  • Contato: grupopassolivre@yahoo.com.br
  • Realização: Grupo Passo Livre

Nenhum comentário:

Postar um comentário