terça-feira, 8 de agosto de 2017

Vídeo: Iguaíba ganha linhas diretas ao Pátio Norte e Cohama.



A primeira linha de ônibus urbana de Paço do Lumiar já está em funcionamento no município. É a linha Iguaíba/Pátio Norte Shopping e foi entregue à população no último sábado (5), pelo prefeito do Município, Domingos Dutra (PCdoB). Ele também fez a inauguração simbólica da linha semiurbana Iguaíba/Terminal da Cohama, que começará a operar nos próximos dias. As duas têm tarifa de R$ 2,25. Ele também anunciou a linha semiurbana Iguaíba/Panaquatira, que funcionará só aos fins de semana e feriados, e que será inaugurada ainda este mês. As duas linhas semiurbanas dependem de questões burocráticas da Agência Estadual de Mobilidade Urbana (MOB), responsável pela gestão de ambas.

Hoje é um dia histórico para Paço do Lumiar. Pela primeira vez na história do município estamos unindo a zona rural com a zona urbana, e facilitando a quem mora na zona rural de Paço o acesso a São Luís”, destacou o prefeito Dutra, durante a entrega das linhas, realizada em frente ao Porto do Iguaíba, ao lado do líder comunitário de Iguaíba, Severo, moradores da comunidade, políticos e representantes dos governos estadual e municipal. 

O secretário de Infraestrutura de Paço do Lumiar, Pádua Nazareno, destacou que há uma simbologia forte no fato de a primeira linha urbana de Paço ser em uma comunidade rural do município. “É simbólico por toda a história de luta do político Domingos Dutra, sempre comprometido com as causas sociais e com a luta por melhor qualidade de vida para os mais pobres”, assinalou o secretário, acrescentando que o transporte é um indutor do desenvolvimento.




O prefeito Dutra fez um agradecimento especial ao governador Flávio Dino por todo o seu trabalho pela metropolização da Ilha e, em especial, por Paço do Lumiar. “Para a implantação destas linhas, melhoramos o acesso ao Iguaíba com asfalto e iluminação e contamos com a parceria decisiva do Governo do Estado”, assinalou o prefeito Dutra.

Itinerários

No total, seis ônibus da Empresa Maranhense farão as duas linhas.

A linha urbana Iguaíba/Pátio Norte Shopping terá o seguinte itinerário: Porto do Iguaíba, Vila de Paço, MA-204, Cidade Verde, Zumbi dos Palmares, Cafeteira, Paranã, Avenidas 08, 02, 09, 03 e 13 do Maiobao, MA-201 e Pátio Norte Shopping. Esta linha terá a gestão do Município, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura/Coordenação de Trânsito e Transportes. 

A linha semiurbana Iguaíba/Terminal da Cohama terá o seguinte itinerário: Porto do Iguaíba, Vila de Paço, MA-204, Cidade Verde, Zumbi dos Palmares, Conjunto Novo Horizonte, Vila Armínio Reis, Beira-Rio, Av. General Arthur Carvalho, Rua do Aririzal, Av. Daniel de La Touche, Terminal da Cohama. Retornará pela Av. Daniel de La Touche, Av. Mário Andreazza, Av. São Luís Rei de França, MA-203, Estrada do Araçagy, MA-204, Vila de Paço, Porto de Paço. Esta linha terá a gestão do Estado, por meio da Agência de Mobilidade Urbana (MOB). 

O secretário municipal de Infraestrutura, Pádua Nazareno, informou que novas linhas urbanas estão sendo estudadas para serem implantadas em Paço do Lumiar.

Participaram da solenidade de entrega das linhas os prefeitos de Santa Rita, Hilton Gonçalo, e de Bacabeira, Fernanda Gonçalo; presidente da Comissão Central de Licitação do Maranhão, Odair José Santos; presidente do PT no Maranhão, Augusto Lobato; representantes da Empresa Maranhense, além de vereadores e pessoas da comunidade de Iguaíba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário