quarta-feira, 16 de agosto de 2017

Estudante de Paço está na China em encontro de artes marciais e cultura.

O estudante e lutador de jiu-jitsu Robson Carlos Santos Veras, 14 anos, da Unidade Escolar Tácito Caldas, de Paço do Lumiar, está na China, representando o município no 'Encontro de Artes Marciais e Cultura'. Com apoio do Governo do Estado e da Prefeitura de Paço do Lumiar, o jovem permanecerá na cidade chinesa de Wuhan até o dia 19 deste mês. O secretário municipal de Esporte e Lazer de Paço do Lumiar, Raylton Sales, acompanha o atleta.

O jovem luminense integra um grupo de estudantes de escolas públicas das redes estadual e municipal de São Luís e Paço do Lumiar que viajaram por meio do convênio “Cidades-Irmãs”, firmado entre o Governo do Estado e o Governo Popular Municipal de Wuhan. O convênio possibilita o intercâmbio socioeducativo, cultural e a troca de experiências entre jovens de diversas nacionalidades.

Robson Carlos Veras participa do intercâmbio desde o dia 10 de agosto, no acampamento internacional de artes marciais e cultura, evento que conta com uma vasta programação esportiva e cultural. Neste evento, a cidade de Wuhan recebe estudantes do Brasil, Coreia do Sul e África do Sul. O objetivo é proporcionar a integração entre os estudantes destes países para difundir as artes marciais, aproximar suas culturas e conhecer a cultura chinesa.

Desde a sua chegada até o início desta semana, o estudante teve uma agenda intensa que incluiu uma série de atividades esportivas e culturais. Ele cumpre também um roteiro cultural e está conhecendo pontos turísticos. No fim de semana foi acolhido como intercambista em casa de uma família na cidade chinesa.

No primeiro desafio entre nações realizado na aula de artes marciais os maranhenses se saíram melhor em cima da Coreia do Sul, na competição de kung fu. Esta semana os jovens estão tendo aulas de tai chi chuan, caligrafia chinesa, tênis de mesa e música tradicional chinesa. A visita ao museu de Wuhan e à Torre Amarela foi uma atividade muito elogiada pelos atletas.

Outras Atividades
A delegação maranhense é coordenada pelo secretário-adjunto de Estado de Esporte e Lazer, Leonardo Cordeiro, e pelo secretário de Esporte e Lazer de Paço do Lumiar, Raylton Sales, e conta também com o tradutor de chinês mandarim Spencer Tanabe.

Concomitantemente à agenda dos intercambistas, os secretários têm participado de reuniões bilaterais na China, buscando parcerias para o desenvolvimento do esporte e lazer no Maranhão. Neste sentido surgem possibilidades de novas parcerias. Entre elas, destaca-se a intenção da cidade de Wuhan em convidar o prefeito de Paço do Lumiar, Domingos Dutra (PCdoB), para visitar a China e discutir o acordo de irmandade entre as duas cidades, da qual São Luís já é signatária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário