terça-feira, 8 de agosto de 2017

Avenida 10 do Maiobão será a melhor avenida de Paço do Lumiar.

“Esta será a melhor avenida de Paço do Lumiar”, afirma o prefeito Dutra

O prefeito de Paço do Lumiar Domingos Dutra (PCdoB) afirmou nesta segunda-feira, 7, que a Avenida 10 do Maiobão será a melhor avenida de Paço do Lumiar. "Será um local digno para quem trabalha e decente para quem consome”, afirmou o prefeito, ao vistoriar as obras de reurbanização da avenida, ao lado do secretário de Estado de Infraestrutura, Clayton Noleto, e do presidente da Agência Metropolitana, Pedro Lucas Fernandes. Na Avenida 10 passará a funcionar um novo espaço para feirantes e consumidores. Eles conversaram com a população, que manifestou apoio aos serviços de melhoramento.

Os feirantes e comerciantes que vendiam peixes e hortifrutis às margens da MA-201 foram retirados e irão para um local mais adequado na Avenida 10, que é uma avenida larga. O Governo do Estado está fazendo toda a requalificação da via. Aqui, os feirantes poderão desempenhar suas atividades em um ambiente mais limpo e organizado. O governo vai liberar o canteiro central da MA-201 para disciplinar o tráfego e melhorar o trânsito, garantindo maior mobilidade”, explicou o prefeito Domingos Dutra.

Peixeiros Realocados
Cerca de 20 peixeiros que trabalhavam às margens da MA-201 foram retirados. Preocupado em não deixá-los sem renda, o prefeito Domingos Dutra pediu e obteve cessão de uso provisório de parte do estacionamento do Mercadão Menezes para acomodá-los. A Prefeitura instalou no local pontos de energia e água. Os peixeiros ficarão lá enquanto perdurarem as obras na Avenida 10, para onde irão em definitivo.

Para o prefeito, a parceria do Governo do Estado com a Prefeitura de Paço do Lumiar a cada dia rende mais frutos. “Só tenho a agradecer ao governador Flávio Dino por esta obra. Aos poucos estamos tirando o Paço do Lumiar da escuridão, com a certeza de que está dando tudo certo”, afirmou.

O secretário de Estado de Infraestrutura, Clayton Noleto, explicou as intervenções do Governo do Estado na Avenida 10. “A via está sendo reurbanizada, reorganizada, requalificada para receber os feirantes que virão para cá. Será um espaço adequado, com iluminação, água, saneamento, para melhor atender os consumidores. Isto gera mais emprego e renda”, afirmou o secretário. 

A feira do Maiobão funciona no canteiro central e nas calçadas da faixa de domínio da MA-201, trazendo prejuízo para os feirantes, clientes e motoristas. O Governo do Maranhão está requalificando as MAs-201 e 202 e readaptando o canteiro central. O presidente da Agem, Pedro Lucas Fernandes, destacou que a elaboração do projeto foi pensada justamente para pôr fim ao problema e beneficiar todas as partes. “Aqui nós vamos solucionar um problema metropolitano, que é a situação dos feirantes, que vendem seus produtos na MA-201 e muitas vezes acabam afetando o tráfego de veículos que circulam entre os municípios da Grande Ilha. Fizemos o projeto e vamos entregar a obra o mais breve possível, em parceria com a prefeitura de Paço do Lumiar”, informou Pedro Lucas Fernandes.

Entenda a Obra
A revitalização do canteiro central da Avenida 10, no Maiobão, em Paço do Lumiar, está transformando o local. O projeto elaborado pelo Governo do Maranhão, por meio da Agência Executiva Metropolitana (Agem), está sendo executado pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra) com apoio da Prefeitura de Paço do Lumiar e prevê a urbanização completa da área para receber os feirantes que comercializavam peixes e hortifrutis às margens da MA-201. A Avenida 10 está sendo recapeada no entorno da feira. O trabalho vai melhorar o aspecto da via para a comunidade e a população em geral que passa pela via.

Os trabalhos foram iniciados há um mês e devem durar mais 60 dias. Está sendo revitalizada uma área de 2.500 m² com barracas móveis para os comerciantes de hortifrutis, o que irá facilitar a limpeza, além de quiosques fixos para a comercialização de pescados e alimentos frios. O canteiro central foi limpo, passou por nivelamento do piso e agora foi iniciada a construção do meio-fio. Ainda será feito um novo piso de concreto polido com acessibilidade e iluminação.a

Nenhum comentário:

Postar um comentário