quinta-feira, 22 de junho de 2017

Inaugurada a nova Unidade Básica de Saúde do Maiobão.

A Prefeitura de Paço do Lumiar, por meio da Secretaria de saúde do Município, inaugurou o novo prédio da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Maiobão. A cerimônia aconteceu na manhã desta terça-feira (13) e contou com a participação da comunidade, do prefeito Domingos Dutra (PCdoB); da secretária municipal de Administração e Finanças, Núbia Feitosa; da secretária de Saúde de Paço, Silvia Amorim, e do secretário-adjunto da Saúde do Maranhão, Marcelo Rosa, que destacou o apoio do Governo do Estado à Prefeitura de Paço.


"Estou aqui representado o governador Flávio Dino e quero dizer que a gestão Dutra, tem o total apoio do Estado em todas as esferas e com a saúde não seria diferente. Ficamos muito satisfeitos em ver que o Município tem feito sua parte, porque juntos somos mais fortes", afirmou o secretário-adjunto.

Para o prefeito Dutra, a área da saúde conseguiu avanços consideráveis nos últimos meses, com a inauguração da UBS, com a chegada de mais três médicos do programa "Mais Médicos" na cidade e com o novo projeto para a antiga Unidade Mista do Maiobão, que será uma maternidade, além da retomada das obras da UPA.

"Estamos dando os primeiros passos para transformar a saúde de Paço do Lumiar em uma saúde decente e digna para a população. Até o fim do ano, com o apoio do Governo do Estado, estaremos inaugurando a UPA e a maternidade de Paço do Lumiar", ressaltou o prefeito.

Sensibilizada
A secretária de Administração e Finanças, Núbia Feitosa, que esteve visitando todas as unidades básicas de saúde de Paço do Lumiar, disse ter se sensibilizado ao ver que a estrutura do antigo espaço comprometia o atendimento aos pacientes.

"As pessoas esperavam por atendimento em pé e no calor, isso é desumano. Busquei com a Secretaria de Saúde uma solução para este problema. Durante minha visita ao antigo prédio da UBS, a melhoria na estrutura estava sendo solicitada não só por profissionais de saúde da unidade, mas principalmente pela população", explicou a secretária Núbia Feitosa.

A moradora do Maiobão, Rosa Maria Vieira, afirmou que havia gostado das novas instalações. "A antiga UBS ficava muito lotada diariamente porque era um local pequeno, o que provocava espera enorme no atendimento. Agora está bem melhor", comparou.

A dona de casa Sebastiana Araújo, que ontem buscou atendimento na nova UBS, disse que o local maior e climatizado facilita o trabalho dos profissionais. "Gostamos muito do pessoal que trabalha aqui. E agora eles também terão melhores condições para realizar os atendimentos”, disse a paciente.

Estrutura
A UBS do Maiobão possui 3 equipes de saúde da família. O prédio conta com rampa de acesso, consultórios, sala de vacina, de atendimento, enfermagem e recepção. Segundo a secretária de Saúde de Paço, Silvia Amorim, o diferencial não é só o conforto.

"É notório que a estrutura do prédio faz toda a diferença, mas a população não ganha só conforto não. Com o espaço maior, podemos otimizar o atendimento e concentrar no mesmo lugar as equipes de saúde da família", ressaltou a secretária.

Serviços
O serviço é feito diariamente, das 7h às 17h, de segunda a sexta-feira. No local funcionam programas de acolhimento a idosos, gestantes, portadores de hipertensão e diabetes, além de programas contra o tabagismo, de saúde da criança, bem como o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf). São atendidos na UBS do Maiobão também moradores de bairros adjacentes.

Acompanhe o vídeo



Nenhum comentário:

Postar um comentário