Um grupo de estudantes da Escola Estadual Erasmo Dias, do município de Paço do Lumiar, viveu uma experiência ímpar na última sexta-feira (23). A turma participou do projeto “Tour Jovem Cidadão”, que proporcionou um passeio pelo Centro Histórico de São Luís e casas de cultura do Governo do Estado que funcionam na capital.
O passeio começou pelo Centro de Criatividade Odylo Costa, filho, passando pela Casa de Nhozinho, Biblioteca Benedito Leite, Casa do Maranhão, Centro de Arqueologia e Palácio dos Leões, onde o governador Flavio Dino (PCdoB) e o prefeito Domingos Dutra (PCdoB) aguardavam a chegada dos estudantes.
"Nós vivemos um momento em que a juventude está muito dispersa, um país com muita desilusão e geralmente as pessoas não se lembram e nem priorizam a história como fator de entendimento do que nós somos e para onde nós iremos. Acredito que a melhor forma, ou talvez uma forma mais eficaz de despertar nessa nova geração a curiosidade do autoconhecimento, são essas visitas, porque todos esses pontos dizem muito da história, é como viajar no tempo. É uma excelente iniciativa porque isto motiva os jovens a realizarem pesquisas”, afirmou o prefeito Domingos Dutra.
O projeto é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado Extraordinária da Juventude (Seejuv), em parceria com as secretarias municipais de Educação e Esporte e Juventude.
"Estamos com os nossos alunos do Ensino Médio tendo a oportunidade de ter uma aula de história ao vivo e a cores. Este momento é um resgate da história de São Luís. Desta forma se faz uma atividade extremamente prática de arte e conhecimento. Isto demonstra parceria entre a Prefeitura e o Estado", observou o secretário de Educação de Paço, Fábio Rondon.
Segundo o governador Flávio Dino, o objetivo do programa é proporcionar aos participantes uma formação e empoderamento cultural, por meio do acesso a equipamentos culturais, como museus, teatros e bibliotecas. "O Tour Jovem Cidadão foi pensado para dar essa resposta de empoderamento cultural para a juventude. Os estudantes fazem um verdadeiro mergulho educativo na história e cultura de São Luís e do Maranhão, gerando uma relação de cuidado e preservação dos nossos bens culturais”, relatou o governador.