sexta-feira, 12 de maio de 2017

Governo e Prefeitura de Paço do Lumiar visitam indústria de reciclagem de produtos de origem animal.

Técnicos da Secretaria de Indústria, Comércio e Energia (Seinc) e da Prefeitura de Paço do Lumiar estiveram, nesta quinta-feira (11), visitando as instalações da empresa Indama, indústria que tem como principal finalidade a reciclagem de subprodutos de origem animal e vegetal, atendendo aos frigoríficos, matadouros e o mercado local.

A empresa recolhe os resíduos dos frigoríficos, açougues, supermercados e restaurantes da região metropolitana de São Luís, sendo importante instrumento de apoio à cadeia produtiva e ao meio ambiente da região.

Segundo o secretário de Indústria Comércio e Energia, Simplício Araújo, o foco é fazer com que outras regiões do estado possam destinar seus resíduos garantindo segurança no manuseio e reciclagem dos materiais, ampliando, desta forma, a oferta de empregos para a região de Paço do Lumiar.

A reciclagem faz parte de um importante instrumento dentro da cadeia produtiva da carne e couro. A partir desta ação, as partes dos animais que, no passado eram descartadas e poluíam o meio ambiente, passaram a ser utilizadas na fabricação de ração. Queremos interligar a cadeia produtiva, fazendo com que mais empresas que trabalham com a carne, seja bovina ou avícola, reciclem os resíduos para que, desta forma o meio ambiente esteja protegido e que, com o aumento da demanda, mais empregos sejam criados em toda a rede produtiva”, afirmou Simplício Araújo.

As graxarias
As graxaria processam subprodutos e/ou resíduos dos abatedouros ou frigoríficos e de casas de comercialização de carnes (açougues), como sangue, ossos, cascos, chifres, gorduras, aparas de carne, animais ou suas partes condenadas pela inspeção sanitária e vísceras não-comestíveis.

Seus produtos principais são o sebo ou gordura animal (para a indústria de sabões/sabonetes, de rações animais e para a indústria química) e farinhas de carne e ossos (para rações animais). Há graxarias que também produzem sebo ou gordura e/ou o chamado adubo organo-mineral somente a partir de ossos.

A Farinha de Carne e Ossos é produzida por meio dos resíduos de subprodutos bovinos, oriundos de coletas locais e principalmente dos abates dos Frigoríficos. Já a farinha de carne e ossos é rica em proteína de alta qualidade, cálcio e fósforo. Ela é utilizada como ingrediente para fabricação de rações animais como aves, suínos e rações PET.

A Farinha de Sangue é produzida por meio do sangue bovino, oriundos exclusivamente dos abates dos Frigoríficos. A farinha de Sangue é rica em proteína e utilizada como ingrediente para fabricação de rações animais principalmente para peixes e rações PET.

O Sebo Bovino é produzido por meio dos resíduos de subprodutos bovinos (gordura), oriundos principalmente dos abates dos Frigoríficos. O Sebo Bovino é utilizado principalmente nas Indústrias Químicas de higiene e limpeza e atualmente vem sendo um importante produto na produção de biocombustíveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário