sexta-feira, 17 de março de 2017

Ambulâncias doadas pelo Governo reforçam atendimento do Samu em Raposa e Paço do Lumiar.

Governo viabiliza apoio aos municípios com entrega de ambulâncias. 
Ambulâncias doadas pelo Governo do Estado a municípios maranhenses têm promovido agilidade ao atendimento prestado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Vinte e um municípios já foram contemplados com os veículos, que foram adquiridos pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), junto ao Ministério da Saúde (MS). A entrega das ambulâncias reitera o apoio que o poder público estadual tem dado aos municípios maranhenses, com o intuito de assegurar a oferta dos serviços de saúde à população.

O secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, ressaltou que, com a doação, a gestão busca viabilizar a estrutura necessária para um atendimento rápido e eficaz. “Um transporte adequado salva vidas de pacientes. Por isso, estamos dando esse apoio aos municípios e garantindo a estrutura adequada para que eles possam executar esse atendimento”, destacou.

Em Paço do Lumiar, a unidade, entregue no dia 25 de fevereiro, já foi utilizada mais de 85 vezes em resposta a ocorrências registradas pelo Samu. Só no período do carnaval, foram realizados 39 atendimentos. Em média, o serviço registra entre 200 e 250 ocorrências por mês. A coordenadora do serviço em Paço do Lumiar, Mariana da Cruz, contou que o veículo é imprescindível para a execução da atividade.

Desde fevereiro contamos só com essa ambulância, que tem sido utilizada tanto como suporte básico como avançado, enquanto o município busca recuperar a nossa outra unidade. Nosso município possui uma demanda muito grande e registra muitas ocorrências. Por isso, esse veículo veio em um excelente momento e é de fundamental importância para a continuidade do nosso trabalho”, explicou Mariana.

Outra ambulância está à disposição do município de Raposa. O secretário municipal de Saúde, Marcelo Oliveira, afirmou que a população está grata com mais essa ação, fruto de parceria entre Estado e Município. “Fazia mais de 12 anos que não tínhamos uma ambulância desse porte no município. Esse foi um presente enorme que ganhamos do governador e essa parceria tem dado muitos resultados positivo. O município e os raposenses só têm a agradecer ao governo e à prefeitura”, contou.

Investimento
As ambulâncias têm custo de R$ 160 mil cada e podem ser utilizadas como unidade básica ou Unidade de Suporte Avançado (USA), para atendimento de casos mais complexos. Elas são equipadas com duas macas, duas pranchas, um umidificador, cadeira de rodas, cilindro e bala de transporte para oxigênio – em caso de atendimento fora do veículo, respirador, monitor cardíaco, desfibrilador e medicamentos. As unidades possuem, ainda, sistema de monitoramento contínuo, para prestar socorro a pacientes potencialmente graves ou com descompensação no sistema orgânico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário