domingo, 11 de dezembro de 2016

Primeira Dama Ivone Oliveira lança livro, Lamentos por igualdades sociais em versos e poemas.

Os escritos retratam o cotidiano da escritora enquanto militante social, gestora pública, educadora e mãe

Gritos de lamento e repulsa pelas desigualdades sociais e injustiças com a vida, e prazerosas e memoráveis alegrias pessoais presentes no cotidiano da escritora luminense Ivone Silva Oliveira, estampam em versos e poemas, as páginas do livro “Lamentos e Contestações Sociais”, lançado na noite de quinta-feira (08), no Auditório da Faculdade IESF, em Paço do Lumiar.

A poetisa, que também é pedagoga e militante de movimentos sociais, como, “Movimento de Paz pela Paz em Paço do Lumiar”, utilizou-se de sua mais recente experiência como gestora pública no município, para relatar o cotidiano de meninos de rua, de mulheres e idosos em situação de violência e abandono, dos catadores de lixo, histórias de superação, a ética e a moral da figura política, e também passagens de sua vida particular.

Para Ivone Oliveira, cada página de “Lamentos e Contestações Sociais”, é uma súplica pela igualdade de vidas, por uma esperança que possa ressurgir no País, a necessidade da revisão da sua história. “Precisamos rever nossos heróis muitas vezes marginalizados, aqueles que não são condecorados. Este livro está passível de críticas, mas precisava escrevê-lo, como uma contribuição para o despertar de uma nova consciência reflexiva do pleno exercício da cidadania, onde o direito é de todos”, ressalta.

A estreia de mais uma obra literária da escritora foi marcada por homenagens aos personagens de cada história retratada, e prestigiada por entidades e autoridades, como a Academia de Letras de Paço do Lumiar, representada pelo secretário-geral Ferreira da Silva, pelo prefeito municipal, Josemar Sobreiro, o procurador do Município, Bruno Leonardo Rodrigues, os diretores da Faculdade IESF, Honorina Carneiro e Thiago Carneiro, o revisor da obra, Charles Simões, e uma plateia composta de amigos, familiares e imprensa local.

Ivone Oliveira tem uma trajetória expressiva para a Educação e literatura luminense, bem como de todo o estado, com diversos trabalhos publicados, tais como: Cartilha Alfabetizando para a Cidadania; A inclusão de alunos surdos, um desafio para o ensino regular: Uma proposta bilíngue; A ética dos servidores públicos: Sua contribuição para eficiência e eficácia na gestão municipal; e composições musicais: Exaltação ao meu Pai, Maranhão Terra dos Babaçuais, Nova Era, e Entoação a São Luís. Em breve serão lançados mais dois livros de sua autoria.

A veia poética de Ivone Oliveira tem grande contribuição dos amigos da adolescência em tempos de grêmios estudantis e movimentos culturais, entre eles, Viriato Corrêa, Bandeira Tribuzzi, Carlos Cunha, Orlandira Matos, Roberto Ricci, Rogério Du Maranhão, e de familiares que sempre a incentivaram e estimularam na vocação para as Artes, Cultura, Política e Literatura.

O livro “Lamentos de Contestações Sociais” está disponível para a venda na secretaria da escola Cefran, na Rua 22, do conjunto Maiobão, em Paço do Lumiar.

Serviço:
  • Livro: “Lamentos de Contestações Sociais”
  • Autor(a): Ivone Silva Oliveira
  • Estilo: Versos e Poemas (fatos reais)
  • Venda: Escola Cefran (R$15,00)

 Por Lidiane  Corrêa

Nenhum comentário:

Postar um comentário