terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Governo garante documentação básica e lazer para crianças da região de Paço do Lumiar.

Governo do Estado garante documentação básica e lazer para crianças da região de Paço do Lumiar
Neste sábado (17), o ‘Projeto Cidadão Mirim’, realizado pelo Viva, garantiu a emissão de documentação gratuita para cerca de 250 crianças de creches e escolas comunitárias da região do município de Paço do Lumiar.

Foram atendidos os alunos das escolas comunitárias Padre Maurício de Lacroix (Vila São José), E. C. Profº Cidinho Marques (Residencial Pirâmide), E.C. Vovó João (Maiobão), Escola Sonho de Criança (Porto Mocajituba), Escola Tia Marly (Paço do Lumiar) e Escola Tia Dalva (Paço do Lumiar).

Durante toda a manhã, foi realizada coleta de dados para emissão do CPF e do 1º RG de meninos e meninas que participaram da ação. Além dos serviços da cidadania, a programação contou com orientações sobre consumo consciente e direitos básicos do consumidor por meio da parceria com o Projeto ‘Procon Mirim’, e também com atividades lúdicas, recreativas, esportivas e artísticas, como pular corda, dança, desenho, futebol de travinhas, música, pintura, pula-pula, teatro e muito mais.

O projeto garante o acesso à direitos constitucionais de crianças da rede pública e também funciona como um complemento das atividades educacionais. Nesta ação, além de garantir a documentação das crianças, proporcionamos momento de lazer, aprendizado e diversão para todos. A ação visa também garantir a segurança das crianças, que com os dados registrados no sistema, poderão ter a identidade reconhecida em qualquer lugar do Estado”, afirmou Duarte Júnior, diretor-geral do Viva e presidente do Procon/MA.

Além do órgão de defesa do consumidor, o Viva contou com a parceria das secretarias estaduais de Educação (Seduc), Esporte e Lazer (Sedel) e de Desenvolvimento Social (Sedes); da Agência Estadual de Transporte e Mobilidade Urbana (MOB), dos alunos do curso de Educação Física da Universidade Ceuma e do Supermercado Mateus.

O secretário de estado de Esporte e Lazer, Márcio Jardim, destacou a importância desta ação para o desenvolvimento dos pequenos cidadãos. “Mais uma vez, órgãos do Governo do Estado somam forças para realizar ações de cidadania e inclusão social. Queremos, nesse dia, proporcionar às crianças o resgate cultural de brincadeiras antigas e estimular os princípios da amizade e da coletividade, valores importantes na formação do ser humano”, enfatizou.

A coordenadora da Escola Comunitária Prof. Cidinho Marques, Neuma Sousa, destacou que projetos como o ‘Cidadão Mirim’ e o ‘Procon Mirim’ auxiliam na missa das escolas. “Os pais têm uma relação de confiança com a escola. E agora, mesmos as crianças sendo pequenininhas precisam de RG e CPF para fazer matrícula. Às vezes os pais não tem tempo, e assim a gente ajuda a regularizar a situação civil das crianças”.

Para Mariana Diana Costa, marisqueira, mãe da Isabelle de 8 anos e Elias de 6 anos, que mora em Porto do Mocajituba, em Paço do Lumiar, a ação foi ótima. “Trouxe meus filhos para eles tirarem a primeira identidade e foi bem rápido. Eles brincaram bastante e se divertiram com as danças. É muito importante eles terem identidade, facilita muito em algumas situações, como ir em hospitais. Não é preciso levar certidão, pois todas as informações constam no RG”, ponderou.

O Sander Espírito Santo, de 10 anos, aluno da escola Tia Dalva, queria mesmo jogar futebol. “Tirei a identidade pela primeira vez. Não sei para que serve a identidade, mas sei que no documento tem informações sobre mim e o nome dos meus pais. Gostei muito do lanche e quero logo receber a identidade pra poder jogar futebol, já vi que tem uma quadra lá fora”, comemorou.

Essa é a terceira edição do Projeto Cidadão Mirim realizada na capital São Luís. Através do projeto Cidadão Mirim o Viva garante às crianças do Maranhão a emissão do primeiro RG e CPF. Além disso, os estudantes participam de atividades recreativas com acesso a lazer e cultura, e aprendem mais sobre consumo consciente, por meio do Procon.

Nenhum comentário:

Postar um comentário