terça-feira, 27 de setembro de 2016

E haja pesquisa eleitoral: Pesquisas perdem credibilidade e confunde eleitores em Paço do Lumiar.

Já virou palhaçada as pesquisas eleitorais divulgadas em Paço do Lumiar. E pra lascar mais quatro pesquisas realizadas praticamente no mesmo período, legalmente registradas junto a Justiça Eleitoral, serão divulgadas na reta final da campanha eleitoral, com resultados totalmente adversos. 

Atitude dessa natureza, além de colocar em cheque a idoneidade dos institutos de pesquisa, faz a população perder a credibilidade em pesquisas eleitorais e confunde a cabeça do eleitor a cinco dias das eleições municipais em Paço do Lumiar, porém como as quatro pesquisas estão legalmente registradas, não tem como impedir suas divulgações pelos meios de comunicações ou panfletos. 

Veja as quatros pesquisas que serão divulgadas por esses dias.  

Falta regulamentação - A Justiça Eleitoral não dispõe de legislação e mecanismos para fiscalizar a realização da pesquisa em si e concede os registros acreditando na idoneidade, “suposta” seriedade do instituto e baseado apenas na documentação da empresa responsável pela realização da pesquisa que tem que estar regular conforme prevê legislação em vigor.

Não existe uma fiscalização sobre como a pesquisa foi produzida, se foi registrado o mesmo número de questionário respondido pelos eleitores nas ruas e se o instituto manipulou os resultados, com isso abre margens para “picaretas” agirem livremente e “fabricarem” resultados irreais para tentar enganar o eleitor, principalmente o menos esclarecido.

Existem várias formas de manipular os resultados de pesquisas. Uma delas é preencher um número “x” de entrevistas e registrar uma quantidade menor, retirando parte das respostas do candidato que os “pesquisadores” querem que fique atrás, outra é ouvindo maior número de pessoas em redutos do candidato que terá que estar à frente no ponto de vista dos pesquisadores, outro é estimular o eleitor a responder que é favorável a este ou aquele candidato e outra manipulação que pode muito bem ocorrer, já que não existe uma fiscalização para esse fim, que seria a “fabricação” de respostas, sem que a própria pesquisa fosse realizada.

Ao todo, dez pesquisas já foram registradas em Paço do Lumiar, uma mais absurda que outra. Em nossa cidade têm pesquisas eleitorais para todos os gostos e bolsos. Escolha a sua.

Dez pesquisas estão registradas em Paço do Lumiar, cada uma com o resultado diferente

Nenhum comentário:

Postar um comentário