quarta-feira, 1 de junho de 2016

Com novo modelo de gestão, Porto do Itaqui movimenta R$ 7,3 bilhões em mercadorias.

Mesmo com o cenário de crise internacional houve aumento nas exportações e importações realizadas através do porto
Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap) segue a tendência de 2015, quando foram registrados recordes de operação e lucratividade no Porto do Itaqui, e mantém o crescimento movimentando, aproximadamente, R$ 7,3 bilhões em mercadorias nos quatro primeiros meses deste ano. Foram R$ 4,3 bilhões em exportações e R$ 3 bilhões em importações. Os números foram apresentados nesta terça-feira (31), durante coletiva, no Palácio dos Leões, com a presença do presidente da Emap, Ted Lago; e do secretário de Estado de Comunicação Social e Assuntos Políticos, Márcio Jerry.

O lucro líquido do quadrimestre (janeiro a abril) ficou 84,6% acima da previsão orçamentária e foi 12,3% maior que o resultado alcançado no mesmo período de 2015, fechando em R$ 17,6 milhões, valor equivalente à soma do lucro total da empresa nos anos de 2013 e 2014. Já a receita operacional bruta obteve crescimento de 11,5% sobre o mesmo período do ano anterior e de 7,1% em relação ao previsto. O indicador financeiro que mede a rentabilidade (margem EBITDA) fechou em 42,2% ao final de abril.

Os resultados são reflexo da atenção especial determinada pelo governador Flávio Dino ao Porto do Itaqui ainda em 2015 e que atualmente é reconhecido como um dos principais portos públicos do Brasil, com uma gestão austera, focada em resultados, respeito aos recursos públicos e trabalho em equipe. “O Porto do Itaqui, além de ser patrimônio do povo do Maranhão, tem importância vital na dinamização da economia de todo o corredor centro-norte do Brasil. Impactamos positivamente as receitas de oito estados e a vida de cerca de 50 milhões de pessoas”, afirmou o presidente da Emap, Ted Lago.

Pelo Itaqui, 11 mil cabeças de gado maranhense já foram exportadas para Venezuela e Líbano
No ano passado, a Emap registrou lucro líquido de R$ 68,2 milhões, valor superior à soma do lucro dos quatro anos anteriores (2011 a 2014), que foi de R$ 55,9 milhões. Esses resultados ampliam a capacidade de investimento do Itaqui, com aporte de R$ 255,55 milhões em recursos próprios para o biênio 2016/2017. No mesmo período, será investido mais R$ 1,093 bilhão, da iniciativa privada, totalizando R$ 1,348 bilhão para o porto.

Mesmo em um cenário de crise econômica internacional e retração da safra de grãos, foram registrados aumento de movimentação nas cargas especificas de soja (16%), milho (65%), trigo (157%) e fertilizantes (19%) e pequena redução de aproximadamente 1% na movimentação total de granéis líquidos em relação ao mesmo período de 2015. Destaque para a consolidação da exportação de gado vivo, com o embarque de mais de 11 mil cabeças de gado maranhense exportados para Venezuela e Líbano.

O foco da gestão neste ano está voltado para a consolidação e o avanço das conquistas de 2015, o que tem gerado interesse dos mercados externos, motivados pelos extraordinários números alcançados em pouco mais de um ano. A implementação de sistemática de acompanhamento de indicadores de performance, aliada a um refinado planejamento estratégico e ao uso de ferramentas de gestão como o Balanced Scorecard (BSC), impulsionam a Emap rumo à sua nova visão que é ser, até 2018, a empresa pública referência em gestão portuária no Brasil.

Presidente da Emap, Ted Lago, destacou a importância do Porto do Itaqui para a economia da região centro-norte do país
Durante a apresentação dos resultados nesta terça-feira, o secretário de Comunicação e Assuntos Políticos, Márcio Jerry, frisou a atenção que a gestão estadual tem destinado ao Porto do Itaqui e o compromisso com a publicidade dos resultados alcançados. “Dada a importância estratégica que tem o funcionamento, a existência e a atuação da Emap, trazemos para conhecimento as principais informações sobre o desempenho do Porto do Itaqui”, explicou.

Infraestrutura e novos negócios
Os resultados financeiros obtidos vêm possibilitando investimentos e melhorias na infraestrutura portuária. Neste ano foram finalizadas as obras civis do berço 108 e iniciadas as obras de manutenção estrutural do berço 105. Foram ainda implementadas melhorias e manutenção preventiva tanto na área de atracação de navios quanto nas vias de circulação e acesso ao porto.

A equipe do Itaqui também vem trabalhando para diversificar e ampliar o portfólio de clientes externos. Nesse cenário, em junho, será dado mais um passo importante, quando uma missão do Governo de Singapura virá ao Maranhão para formalizar a parceria entre os dois governos. O convênio prevê o desenvolvimento de melhorias nas atividades do Porto do Itaqui, na relação do porto com sua hinterlândia (área de influência) e no incremento das relações comerciais entre empresas maranhenses e de Singapura.

Entre os negócios internos destaca-se a parceria que vem sendo desenhada com o Porto Seco de Anápolis e as empresas Brado e VLI para fomento da movimentação de contêineres, trazendo e levando cargas para o Centro-Oeste do país. As negociações estão avançadas e são previstos embarques teste de grãos conteinerizados que serão movimentados pela Norte Sul e Estrada de Ferro Carajás.

Descentralização
O Porto do Itaqui e outros 14 portos brasileiros têm sua administração delegada a estados e municípios adotando o modelo de gestão dos maiores portos do mundo, como Roterdã (Holanda), Antuérpia (Bélgica), Long Beach (Los Angeles), Tóquio e Yokohama (Japão). A gestão descentralizada possibilita melhor relacionamento com os mercados locais e regionais, além da aproximação com a população, efetivando a importante integração porto-cidade.

Recentemente, o presidente da Emap esteve, ao lado de gestores dos demais portos delegados brasileiros, em reunião com o presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Portos e Hidrovias da Câmara Federal, deputado Marcos Rogério (DEM-RO). A mobilização junto aos poderes Executivo e Legislativo federais tem por objetivo buscar mais autonomia e agilidade nos processos referentes ao Plano de Investimentos em Logística (PIL) do Governo Federal. Com a descentralização reivindicada pelos portos delegados estima-se um investimento privado de R$ 10 bilhões nos próximos dois anos e a criação de mais de 10 mil empregos diretos.

Todos esses esforços estão alinhados com a meta do Governo do Maranhão para o Porto do Itaqui, que é fomentar o desenvolvimento do estado abrindo portas para o Brasil e para o mundo. Uma realidade que se evidencia pela posição como primeiro porto público do Norte e Nordeste do país em movimentação de cargas e também em profundidade. Uma posição que torna o Maranhão mais competitivo no mercado internacional, com redução na fila de espera de navios, maior segurança e flexibilidade de manobras, além da operacionalização de navios com maior capacidade de armazenamento, o que reduz o custo do frete por tonelada.

Margem EBITDA
EBITDA é o acrônimo em inglês para Earning Before Interests, Taxes, Depreciation and Amortization, que traduzido literalmente para o português gera o seu correspondente LAJIDA, que significa Lucro Antes dos Juros, Impostos, Depreciação e Amortização. Em linhas gerais o EBITDA representa a geração de caixa operacional da empresa, ou seja, o quanto ela gera de recursos executando suas atividades operacionais, desconsiderando os efeitos financeiros e de impostos. É um indicador de desempenho largamente utilizado, sobretudo por analistas de mercado e companhias de capital aberto. De outra forma também traduz a eficiência da empresa no exercício de sua atividade fim (operação) através de geração de valor.

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