segunda-feira, 16 de maio de 2016

Organização Internacional Artigo 19, em relatório analisa com preocupação as ameaças de morte contra o blogueiro Rilton Silva e outros comunicadores do Brasil.

O blogueiro Rilton Silva, que faz cobertura política na cidade de Paço do Lumiar, sofreu ameaças de morte dos filhos do ex-deputado federal e pré-candidato a prefeito Domingos Dutra

Clique aqui e veja o relatório completo
No quarto relatório anual sobre violações à liberdade de expressão no Brasil produzido pelo artigo 19. Com a aplicação de uma metodologia de monitoramento e apuração de casos ano a ano já é possível traçar algumas tendências que se reforçam e desenham um quadro preocupante para a liberdade de expressão no país. Em primeiro lugar, vale dizer que o número absoluto de violações, por si só, já é bastante alto se comparado com outros países. Diferentes estudos de organizações internacionais de proteção à liberdade de expressão e de imprensa colocam o Brasil entre os dez países mais perigosos para o exercício da comunicação.

Nesse cenário, 2015 ganha destaque pelo aumento no número de violações em relação ao ano anterior, com 67% mais graves violações contra comunicadores que em 2014. Ainda que o aumento tenha acontecido em todas as categorias de graves violações registradas no ano anterior, chama atenção o número de homicídios, que dobrou em 2015, chegando a seis comunicadores assassinados pela sua atividade. Assim, 2015 passa a figurar como um dos anos mais violentos para o exercício da comunicação no país.

Em 2015 as graves violações contra blogueiros representaram 37% dos casos. Dois blogueiros foram assassinados no estado do Maranhão em menos de uma semana. Ao redor do Brasil e do mundo a internet se firmou como uma das principais fontes de informação e de comunicação. A circulação dessas informações ocorre de muitas maneiras, por meio das versões digitais dos meios de comunicação tradicionais, por meio de mídias sociais e outras ferramentas de comunicação direta. Entre essas ferramentas, os blogs têm considerável relevância no contexto nacional e seu papel vem se consolidando nos anos 2000, desde o lançamento dos primeiros exemplares brasileiros no final dos anos 90.

Blogs são sites de estrutura simplificada, com poucas seções, muitas vezes escritos em primeira pessoa, e atualizados constantemente. Os blogs são dinâmicos e usualmente temáticos e se concentram em assuntos de interesse, familiaridade ou especialidade do blogueiro. Esses veículos adicionam pluralidade e diversidade informativa no acompanhamento de temas de interesse público e cada vez mais são consultados enquanto fontes de informação alternativa sobre assuntos relativos a esses temas.

Apesar de sua importância para o contexto da comunicação e para o direito à informação de toda sociedade, a blogosfera tem enfrentado situações de risco, intimidação e violência. Quanto maior a importância da página ou relevância do debate público realizado por meio dos blogs, mais os blogueiros se tornam alvo de intensas ofensivas. São vítimas frequentes de agressões físicas e verbais, processos judiciais e também ameaças concretas as suas vidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário