quarta-feira, 18 de maio de 2016

Atividades da Semana de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes é realizada em Paço do Lumiar.


A Prefeitura de Paço do Lumiar está promovendo a VII Semana de Enfrentamento à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes. O evento marca o dia Nacional de Combate à Violência e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado em 18 de maio.

A programação segue até o fim do mês, com o intuito de conscientizar e orientar a população luminense e toda rede que atua no segmento quanto à importância do tema. A coordenação é da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEMDES).

Nesta segunda-feira (16), a administração promoveu uma capacitação dos agentes comunitários de Saúde. A oficina de sensibilização,ministrada pela assistente social Luciana Azevedo, aconteceu no Instituto de Ensino Superior Franciscano (IESF) no bairro Maiobão, com as presenças do prefeito Josemar Sobreiro; do secretário da SEMDES, Thiago Azevedo; profissionais dos centros de Referência da Assistência Social (CRAS) e Especializado em Assistência Social (CREAS).

O Prefeito Josemar Sobreiro enfatizou a importância da discussão em torno do tema e da preocupação da administração municipal em atuar na prevenção e também em prestar assistência à comunidade. “Em atenção à data, a prefeitura está promovendo uma série de ações que busquem despertar a consciência da população para casos de violência envolvendo crianças e adolescentes. A administração vem desenvolvendo políticas públicas integradas de Educação, Assistência Social, Saúde, ente outras, criando uma rede de assistência e de combate a esse tipo de crime. Precisamos estar unidos, sociedade e os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, para evitarmos o registro desses casos no município”.

Ainda na abertura do evento, Josemar destacou a importância do trabalho desenvolvido pelos agentes comunitários de Paço do Lumiar. “Nossa preocupação é dar suporte e apoio a estes profissionais que demonstram a dedicação no atendimento e no acompanhamento familiar”.

Segundo o titular da SEMDES, a Semana é uma espécie de fórum de discussões e de diálogos para fomentar as ações da gestão municipal quanto à garantia dos direitos de crianças e adolescentes. “Nossa proposta é fortalecer as ações de atendimento psicossocial nesses casos, que vão desde a exploração sexual, violência doméstica, maus tratos, até o trabalho escravo, com palestras e oficinas nas escolas e comunidades, orientando-os sobre os serviços de assistência realizados pelo município e quanto à importância de denunciar”, finalizou Thiago.

Segue a programação:
  • Dia 17/05 - Manhã: 09:00h - Palestra com Alunos da UEB Luis Rocha.
  • Local: UEB Luis Rocha
  • Tarde: Palestra com Alunos da UEB Luis Rocha. Local: UEB Luis Rocha.
  • Dia 19/05 - Manhã: 09:00h - Palestra com Alunos da UEB Luis Rocha.
  • Local: UEB Luis Rocha.
  • Tarde: Palestra com Alunos da UEB Luis Rocha. Local: UEB Luis Rocha.
  • Dia 20/05 - Panfletagem de Encerramento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário