terça-feira, 12 de abril de 2016

Semapa capacita produtores e agricultores da comunidade Sítio Natureza em boas práticas de manuseio de alimentos.

Secretário Rodrigo Costa com moradores
Com o intuito de fomentar a economia local e promover a qualificação dos produtores rurais da agricultura familiar, a Prefeitura de Paço do Lumiar ofereceu, na última sexta-feira (08), um curso de capacitação em manipulação de alimentos, voltado comerciantes da comunidade Sítio Natureza.

O curso boas práticas de manipulação para serviços de alimentação integra o pacote de ações desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Agricultura Pesca e Abastecimento (Semapa), como forma de prestar assistência e apoio aos pequenos empreendedores, melhorando a produção local e impulsionando a produção sustentável.

O treinamento foi gratuito e feito na própria comunidade, beneficiando cerca de 30 pessoas. A formação buscou ampliar os conhecimentos dos manipuladores, abrangendo noções desde as matérias-primas até o produto final, apresentando os cuidados básicos com a higiene e o preparo de alimentos e prevenindo assim, possíveis doenças e intoxicações alimentares.

Durante toda manhã, os alunos receberam orientações sobre contaminação dos alimentos, a importância das boas práticas na prevenção, controle da qualidade da produção, ambiente de manipulação e cuidados com água, instalações adequadas, cuidados com o ambiente, higienização, manuseio do lixo, armazenamento de alimentos, descongelamento, resfriamento, transporte e exposição de produtos, entre outros.

O secretário de Agricultura, Pesca e Abastecimento, Rodrigo Costa disse que o curso se destinou a capacitar esses produtores para que eles tenham melhores condições de comercialização dos produtos. “O curso forneceu noções básicas das condições de higiene e manipulação de alimentos, sem custo nenhum para a comunidade, oferecendo conhecimento técnico sobre as boas práticas de manipulação de alimentos, conforme as normas vigentes, bem como melhorar a produção e qualidade dos alimentos”.

Na oportunidade, ele falou do compromisso do Prefeito Josemar em levar às pessoas as condições necessárias de trabalho e geração de renda. “Estaremos realizando vários cursos em parceria com o Sindicato Rural e associações de Paço do Lumiar, sempre buscando desenvolver ações de formação profissional rural e atividades de promoção social voltadas para o homem do campo, contribuindo para sua qualificação, integração na sociedade, qualidade de vida e cidadania”, finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário