quarta-feira, 6 de abril de 2016

Prefeitura de Paço do Lumiar e Governo do Estado garantem transporte a pessoas com deficiência.


A partir de agora, as pessoas com deficiência que residem em Paço do Lumiar terão o direito de ir e vir assegurados. O serviço foi lançado em solenidade nesta quarta-feira (6), com a celebração do convênio entre a Prefeitura Municipal e o Governo do Estado. 

Participaram do evento, o prefeito Josemar Sobreiro; o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Thiago Azevedo; a coordenadora do coletivo de mulheres com deficiência do Maranhão, Leninha Monteiro, além de representantes de entidades ligadas à pessoa com deficiência.

Com o projeto ‘Travessia’, o portador de deficiência passar a ter o direito de transporte na porta de casa para que possa se deslocar com segurança em toda região metropolitana. “É um projeto de grande valia para os cidadãos luminenses portadores de deficiência. A prefeitura de Paço do Lumiar, com essa parceria com o governo estadual garante não só o transporte gratuito, mas, acima de tudo, cidadania e dignidade a essas pessoas, que passarão a ter mobilidade, inclusive aos finais de semana, para buscar outros serviços e assistências nas áreas da saúde, educação, trabalho, entre outros”, afirmou o prefeito Josemar Sobreiro.

A inciativa, coordenada pela Agência Estadual de Transporte e Mobilidade Urbana (MOB) em conjunto com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEMDES), vai atender a pessoas com deficiência e usuários de cadeiras de rodas, proporcionando mobilidade e a inclusão deste público em outras ações desenvolvidas pelo município e pelo estado.

Para ter acesso ao serviço, inicialmente é necessário fazer o cadastramento no posto avançado instalado no Viva Maiobão. As inscrições podem ser feitas até o dia 15 de abril, no horário das 8h às 17h. Em casos da pessoa não ter como se deslocar até o local, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social orienta que basta que um familiar apresente os documentos de identidade, CPF, comprovante de residência, laudo médico ou carimbo do médico com CRM assinado e a ficha de avaliação médica, disponível na página da MOB (no endereço eletrônico (www.mob.ma.gov.br) e nos postos de atendimento, para assegurar o direito ao transporte.

Nós sabemos que para o portador de deficiência se deslocar é difícil, por isso é que estamos ofertando a possibilidade de outra pessoa possa fazer o cadastro por ela sem qualquer problema Se a pessoa não tiver o laudo médico, ela preenche o cadastro e leva para o médico assinar e apresenta juntamente com os documentos. Após o cadastramento, o transporte já pode ser solicitado num prazo de 48 horas. Paço do Lumiar já carecia há tempos de um serviço como esse, e o atual gestor do município não mediu esforços para fazer essa parceria com o Governo do Maranhão e assim garantir um transporte de qualidade e seguro aos portadores de deficiência”, enfatizou Leninha Monteiro.

Como vai funcionar o serviço
As viagens serão realizadas diariamente, das 8h às 20h, mediante agendamento prévio com prazo mínimo de 48 horas de antecedência, pelo Disque Travessia (98) 991581860 e 987214511.

O cadeirante irá escolher o seu destino e o transporte será feito por 4 veículos tipo Van, totalmente adaptadas, climatizadas e com capacidade para transportar até três pessoas e seus acompanhantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário