sábado, 23 de abril de 2016

Governador vistoria obras do Italuís e destaca importância do Iema para Bacabeira.

Governador Flávio Dino vistoriou obras da nova adutora do Sistema Italuís durante a sexta-feira


O governador Flávio Dino vistoriou, nesta sexta-feira (22), as obras da nova adutora do Sistema Italuís. Acompanhado do presidente da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), Davi Telles, e do secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Jhonatan Almada, ele visitou também a Unidade Plena do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema) de Bacabeira e inspecionou o andamento da recuperação da BR-135.

Na manhã de vistorias, a primeira parada da comitiva do Governo foi na obra de substituição da adutora e reforço de vazão do Sistema Italuís, no Campo de Perizes. Orçado em quase R$ 225 milhões, o investimento, que faz parte do programa ‘Água Para Todos’, está em fase final de execução, com a implantação da estrutura metálica que vai permitir a travessia da tubulação sobre o Estreito dos Mosquitos, que separa a Ilha de São Luís do continente.

O governador Flávio Dino destacou que a obra levará benefício para os moradores de cerca de 100 bairros e também para as atividades econômicas da Região Metropolitana de São Luís. “É uma obra esperada por décadas, e que agora entra na fase final. Nós estamos aqui testemunhando a fase mais complexa, tecnicamente bastante sofisticada, que é exatamente a passagem da adutora por sobre o Estreito dos Mosquitos porque envolve uma série de variáveis técnicas”, explicou.



De acordo com Davi Telles, a nova adutora do Italuís incrementará o abastecimento de água em mais 1/3 de vazão ao sistema, que hoje opera com 1.500 litros/segundo e passará a operar com 2.000 litros/segundo. Além disso, com um diâmetro maior, a nova adutora eliminará a possibilidade de rompimentos. “Com a conclusão dos serviços, nós poderemos ligar a outra bomba do Italuís que, se hoje for ligada, causaria rompimento na adutora. Já foram 29 rompimentos desde 2012 e com esta obra sendo entregue daremos confiabilidade ao sistema”, esclareceu.

Iema
Após a vistoria ao Sistema Italuís, a comitiva do Governo seguiu para o Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema) de Bacabeira. Com 160 alunos em turmas de Administração, Mineração e Logística, a unidade de tempo integral conta com estrutura de laboratórios, biblioteca, refeitório, salas climatizadas, quadra poliesportiva e auditório. A visita do governador marcou a comemoração simbólica de um mês de funcionamento do Iema na cidade, que contou com apresentação de coral, homenagens dos alunos e agradecimento dos professores.



Para o governador, o Iema é um projeto central nas mudanças educacionais que estão sendo promovidas no Maranhão, pois é uma escola profissionalizante e de tempo integral. “Com um mês de funcionamento já há produtos concretos, sobretudo essa motivação dos alunos de aprender e contribuir para que essa escola, assim como esse projeto, seja bem-sucedida, como uma referência de qualidade. O Iema sem dúvida nenhuma é o símbolo e um marco fundamental de um novo momento na história do Maranhão”, reiterou Flávio Dino.

De acordo com o secretário Jhonatan Almada, o sucesso do Iema, logo no primeiro mês, se deve a um modelo pedagógico diferenciado e inovador, que tem como principal característica o estímulo à construção de um projeto de vida. “Aqui eles constroem uma parte do currículo, têm disciplinas eletivas que constroem junto com os professores, têm um trabalho de protagonismo juvenil de aprender a como fazer a diferença não só na escola, mas na sua comunidade e têm toda uma estrutura e apoio de pessoal”, ressaltou o secretário.

Durante a agenda, o governador também visitou a unidade do Iema em Bacabeira



A estudante da turma de Administração I, Ana Kédina Cunha, de 15 anos, disse estar feliz por fazer parte dessa experiência inovadora que é estudar no Iema. Para ela, os professores são comprometidos e a estrutura dá estímulo para que os estudantes se empenhem, cada vez mais, em aprender. “Estou muito feliz com a escola e a qualidade do ensino. Escutava apenas falar sobre escolas particulares que tinham em São Luís nesse nível aqui”, disse a jovem. 

BR-135
No caminho até Bacabeira, o governador Flávio Dino aproveitou para verificar o andamento da manutenção e duplicação da BR-135, garantida pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) em reunião nas últimas semanas no Palácio dos Leões. “No caminho, verifiquei que a BR-135 melhorou um pouco. Mas ainda deixa muito a desejar. Farei novas cobranças ao DNIT”, informou o governador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário