quarta-feira, 9 de março de 2016

Paço do Lumiar - Apoio do MPMA permite criação de cooperativa de catadores.

Catadores se reuniram na sede da Promotoria de Justiça de Paço do Lumiar
Na tarde desta segunda-feira, 7, no auditório da sede das Promotorias de Justiça da Comarca de Paço do Lumiar, no bairro do Maiobão, foi criada a Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Paço do Lumiar (Coopcare). A organização da atividade vai possibilitar que os catadores saiam dos lixões e promovam a coleta seletiva e a reciclagem de resíduos sólidos no município.

A promotora de justiça Nadja Veloso Cerqueira, titular da 3ª Promotoria de Justiça de Paço do Lumiar, coordenou a aprovação do estatuto ao lado do contador Everildo Bastos, que voluntariamente ajudou na elaboração do documento e na organização da cooperativa.

A ata de fundação e o estatuto da cooperativa foram assinados na presença de diversos catadores e de representantes de órgãos nacionais que prestam assistência e consultoria para a organização da classe, como a coordenadora do Programa Pró-Catador no Maranhão, Conceição Pearce, plano do governo Federal executado em parceria com a Secretaria de Estado do Trabalho e Economia Solidária.

Nadja Veloso coordenou a aprovação do estatuto, acompanhada pelo contador Everildo Bastos
Nadja Veloso comentou que a ideia de organizar o grupo surgiu após a equipe da Promotoria ter feito uma visita no lixão da cidade e ter constatado a existência de diversas pessoas coletando resíduos, em condições muito adversas, para garantir a sobrevivência. "Com a criação da cooperativa, será possível retirá-los dos lixões e oferecer condições dignas de trabalho", afirmou a promotora.

Ao todo, existem 26 catadores cadastrados em Paço do Lumiar. A cooperativa terá como presidente Deusiane Sousa dos Santos, 23, que há dois anos exerce a atividade de coleta de resíduos. Atualmente, os principais materiais coletados no município são PET, alumínio, borracha e vidro. "A gente tava querendo sair dos lixões. Com a cooperativa, pretendemos melhorar as nossas condições de trabalho. É o primeiro passo para a realização de um sonho", declarou Deusiane dos Santos.

Além da reciclagem de todos os resíduos sólidos, a criação da entidade vai possibilitar que materiais orgânicos também possam ser reciclados, sendo transformados em adubo, por meio da técnica da compostagem.

Outro aspecto importante é que a Lei 12.305/2010 prevê que as cooperativas têm prioridade na contratação pelas prefeituras para trabalhar na área da reciclagem.

O município de Paço do Lumiar fica localizado a 27km de São Luís.

Nenhum comentário:

Postar um comentário