quarta-feira, 2 de março de 2016

Novos ônibus da Linha Expressa Metropolitana vão atender Paço do Lumiar e Raposa.

Na manhã desta quarta-feira (2), o governador Flávio Dino realizou, na Praça Maria Aragão, a entrega de mais 25 ônibus que farão parte da 2ª Etapa da Linha Expressa Metropolitana. Após o sucesso da primeira linha que, desde agosto do ano passado atende ao município de São José de Ribamar, agora será a vez dos municípios de Paço do Lumiar e Raposa integrarem o conjunto de ações para a ampliação dos transportes intermunicipais das regiões metropolitanas do Maranhão.

Com a entrega dos novos ônibus, a Linha Expressa passará a atender todos os municípios da Ilha de São Luís com um efetivo de 40 semiurbanos, tarifa no valor de R$ 2,80, coletivos climatizados, com assentos acolchoados e elevadores que garantem acessibilidade aos cadeirantes, além de tomadas carregadoras.

O governador Flávio Dino destacou que o serviço implementado de São José de Ribamar a São Luís desde agosto possui uma aprovação de mais de 90% por parte dos usuários, e o sucesso desta primeira linha foi fundamental para a expansão. “Nós visamos, com essa iniciativa, agregar um serviço novo”, destacou.

Ele ressaltou que ações como estas reafirmam um traço importante do Governo, pela preocupação com a qualidade do serviço público e o respeito às pessoas. “Não são favores, são direitos. Não são presentes que o Governo do Estado dá. São obrigações que ele realiza de bem aplicar o dinheiro público. E faço questão de sublinhar isso porque um dos conjuntos do nosso Governo é de estimular o controle social, a participação popular e a cidadania”, reiterou o governador.

Para garantir agilidade, a Linha Expressa Metropolitana trabalha com pontos de parada fixos e as viagens têm redução de tempo em mais de meia hora até o centro da capital maranhense. Os ônibus têm monitoramento remoto por GPS e tecnologia que permite ao usuário saber, por meio do aplicativo ‘Meu Ônibus MOB’, em qual horário o ônibus passará por determinado ponto de parada.

Para o presidente da Agência de Mobilidade Urbana (MOB), Artur Cabral, o Governo trabalha com o objetivo de dar suporte às prefeituras no que diz respeito ao transporte público. “A cada veículo que chega nós acrescentamos mais uma comodidade. A ideia é, de fato, crescermos o nível de qualidade, ajudando as prefeituras a melhorar o transporte público, que é um direito social de fato, agora pela Constituição e nós estamos garantindo isso aqui”, enfatizou.

População elogia Linha Expressa
Morador de Paço do Lumiar, o guarda municipal Roberval Souza Costa participou da solenidade de entrega dos ônibus e disse que a população do município está vibrando com essa iniciativa. Ele explicou que já utilizou o serviço para ir até São José de Ribamar e aprovou. “Além de ônibus confortáveis e o preço da passagem ser razoável, ele vai fazer um trajeto que anteriormente não tinha, que é pegando as regiões de praia e shoppings. Então atende uma demanda que estava reprimida”, realçou.

Para Maria de Jesus, também moradora de Paço do Lumiar, a Linha Expressa Metropolitana vai levar uma série de benefícios e melhorar o transporte público de toda a região. “Vamos poder chegar mais cedo no trabalho. Vamos ter mais agilidade, mais conforto e segurança”, destacou.

Mais investimentos
Durante a solenidade de entrega dos ônibus, o governador Flávio Dino e o presidente Artur Cabral anunciaram novos projetos para a área de mobilidade urbana no Maranhão. A interiorização dos serviços da Linha Expressa, que atenderá os municípios de Imperatriz, João Lisboa e Senador La Rocque, a licitação para o serviço de ferryboat, além de implantação de um BRT que atenderá a Região Metropolitana da capital foram investimentos anunciados para os próximos meses.

Pela primeira vez na história do Maranhão vai haver licitação para ferryboat no Estado. Pela primeira vez na nossa história o serviço é fiscalizado como tem sido feito pela MOB, Procon e Emap, para garantir regularidade e qualidade para esse serviço que atendeu, ano passado, 2 milhões e 700 mil passageiros”, afirmou o governador.

Sem dúvida, 2016, 2017 e 2018 será um período de transformação do transporte público do Maranhão. Temos uma série de medidas que estão sendo gestadas, que foram discutidas e que indicam que o dia a dia da população é importante para o Estado”, frisou Artur.

A solenidade de entrega dos 25 novos ônibus da Linha Expressa Metropolitana contou com a participação do prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior, de Paço do Lumiar, Josemar Sobreiro, de vários secretários estaduais e municipais, vereadores, além dos deputados estaduais Marco Aurélio, Levi Pontes, Ana do Gás, Hemetério Weba, Zé Inácio, Fernando Furtado e de outras lideranças políticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário