domingo, 13 de março de 2016

Governador inpeciona obras do Centro de Referência em Neurodesenvolvimento e Reabilitação de Crianças.

O governador Flávio Dino visitou as obras do Centro de Referência em Neurodesenvolvimento e Reabilitação de Crianças (Ninar), em São Luís. A unidade vai funcionar no prédio da Maternidade Benedito Leite, no Centro da capital e atender crianças com problemas neurológicos, incluindo a microcefalia. Os serviços estão em fase final e a inauguração ocorre nesta segunda (14), já iniciando os atendimentos.

Durante a visita, o governador conversou com os administradores do hospital, vistoriou as dependências e conheceu a estrutura, que vai servir a população, já a partir desta segunda. “Foi uma determinação que firmamos durante o dia de mobilização nacional do zika vírus e identificamos que era fundamental montar uma rede de assistência às crianças vítimas de microcefalia. Esse centro de reabilitação vai atender os casos de microcefalia por várias causas, inclusive o zika, e outros problemas neurológicos”, pontuou Flávio Dino.

O hospital vai dispor de equipe multidisciplinar, com médicos de diversas especialidades, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, fisioterapeutas. Conta, ainda, com equipamentos adequados e de alta tecnologia, assim como será dotado de sistemas modernos para o atendimento especializado ao público infantil com problemas neurológicos diversos. “Há uma grande expectativa para este trabalho importante a ser realizado aqui. Será um centro de amplo atendimento nos casos neurológicos infantis na recuperação, reabilitação, acolhimento e também para a formação de profissionais nestes casos específicos”, exemplificou o diretor geral da unidade e pediatra, Cláudio de Rezende Araújo.

Ainda de acordo com o diretor geral, a unidade será também um centro de pesquisas. O primeiro convênio está em andamento com a universidade paulista Mackenzie, para fornecer dados sobre o zika e outras patologias que podem causar a microcefalia. “É um centro que vai atender todas essas crianças, cumprindo a meta de ampliação da rede assistencial. Esse é um compromisso especial em um momento difícil vivido pelas mães em nosso país. Nós, do Maranhão, estamos dando o exemplo, o passo pioneiro de um centro especializado nesse atendimento”, reiterou o governador Flávio Dino.

Como parte das ações de enfrentamento, o governador Flávio Dino determinou a criação do Comitê Interinstitucional de Combate ao Mosquito e da Sala de Situação. Instituiu ainda medida provisória determinando ações imediatas de combate ao Aedes aegypti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário