sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Governo e Prefeitura dão início à Programação de Natal em São Luís com diversas atrações culturais.

Governador Flávio Dino e prefeito Edivaldo Holanda Júnior na solenidade de início do Natal
Nesta quinta-feira (3), o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secma), e a Prefeitura de São Luís realizaram a cerimônia de abertura da programação natalina da cidade. O evento aconteceu em frente ao Palácio dos Leões e trouxe para a capital maranhense o clima natalino repleto de cores, luzes e decorações que anunciaram o fim do ano.

O governador Flávio Dino, presente na cerimônia, considerou importante o evento, por envolver a cidade em um clima festivo e movimentar os pontos turísticos da cidade “Nós acreditamos muito que isso é uma forma de melhorar o bem estar da população num momento tão especial para todos, que é o momento do Natal, a festa da fraternidade e a festa maior para quem, como nós, acredita nos valores cristãos”, disse o governador Flávio Dino durante a solenidade que iniciou a programação natalina de São Luís.

O governador também ressaltou a importância econômica e cultural da data festiva e como a programação do Estado e da Prefeitura incentiva o turismo. “Em parceria com a Prefeitura de São Luís estamos desenvolvendo várias atrações culturais para que a população de São Luís possa usufruir e para que aqueles que nos visitam no final do ano possam ver o quanto a nossa cidade e o nosso estado é belo e acolhedor”.

Antes do início das atrações, o padre José Raimundo Lopes, da Igreja Católica do Lira, e o pastor Irailton Melo, da Igreja Batista Central de São Luís, fizeram as bênçãos natalinas e convidaram a comunidade presente a um momento de reflexão.

As atrações culturais presentes garantiram o início do clima festivo da festa. O acendimento das luzes de Natal e os fogos de artifício deram um brilho à parte ao evento, acompanhado dos olhares atentos das crianças.

O Prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior, ressaltou o benefício das parcerias entre o governo e o município. “Nós iniciamos o ano com grandes parcerias e finalizamos o ano com grandes parcerias entre a Prefeitura de São Luís e o Governo do Estado. Hoje essa parceria inicia o período natalino com uma vasta e grande programação realizada pelo governo e pela prefeitura, dando oportunidade para que as famílias venham até aqui acompanhar a programação em todo o mês”, disse o prefeito.

A chegada do Papai Noel foi acompanhada por um cortejo formado por 15 artistas do Grupo Cultural “O Circo está na Rua”, com diversos personagens como pernas de pau, além de malabaristas que utilizam malabares em forma de claves, bolinhas, fogo, flags, swing de fitas e argolas, além de cuspidores de fogo. Ainda acompanhando o cortejo, o artista TeddMac e Cia, vestido de duende, mais uma trupe de 10 bailarinos, trouxe o anúncio da chegada do Papai Noel de forma inusitada e bem-humorada. O cortejo seguiu da frente da Catedral da Sé até a porta do Palácio dos Leões.

Dentre as atrações culturais da festividade, o Canto Coral Curumim, com 50 crianças entre 6 e 10 anos, encantou o público com a apresentação de canções natalinas. O tenor Alessandro Batista e a soprano Lúcia Alvino, na sacada do Palácio, apresentaram ao público canções eruditas. Encerrando a programação, o tradicional Coral São João, sob a regência do Maestro Fernando Moucherek, também brindou o público com suas canções típicas da época.

A nossa intenção foi preparar um Natal popular com uma programação diversificada para envolver tanto a população de São Luís, quanto os turistas que chegam para conhecer e visitar nossa cidade”, destacou o secretário de Estado da Cultura, Felipe Camarão.

As próximas apresentações natalinas acontecerão nos dias 16, 17 e 23 de dezembro, também no Palácio dos Leões. Além disso, haverá a programação da Casa do Papai Noel, de 16 a 23 de dezembro, das 16h às 20h, no coreto da Praça Benedito Leite, distribuindo doces e tirando fotos com o público visitante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário