sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Movimentos Sociais criam Fórum Municipal de Juventudes em Paço do Lumiar.

Juventude Luminense


Organizações da Sociedade Civil se reuniram hoje, 19, na Câmara Municipal de Paço do Lumiar, para criar o Fórum Municipal de Juventudes do município. Esse foi o primeiro encontro do grupo e visou explicar quais as finalidades de um Fórum, bem como mobilizar mais entidades locais para posterior adesão ao mesmo.

Participaram da atividade a Associação Municipal dos Estudantes (AME), o Coletivo Jovem de Meio Ambiente (Cj – MA), Jovens Adventista, Bombeiro Mirim e estudantes da Escola Professor Machadinho. Os grupos já atuam no município e tiveram forte participação na Conferência de Juventude. O Coordenador municipal do segmento jovem apoiou a iniciativa e esteve presente na reunião. 

Demanda surgida na 3ª Conferência Municipal de Juventudes realizada em setembro, a criação do Fórum foi o ponto de partida para a efetivação do Sistema Municipal de Juventude. Atualmente as políticas públicas para juventude em Paço do Lumiar tem sido norteada a partir da Coordenação Municipal de Juventude e por meio de programas desenvolvidos por outras secretarias. 

Na oportunidade foi eleita, provisoriamente, a Diretoria Executiva do Fórum Municipal de Juventudes, com a seguinte composição: Antônio Fernando (AME), Maurício de Paula (CJMA) e Rafael Neves (Juventude Adventista). Esta diretoria será responsável pela elaboração das atas das reuniões, mobilização de novas entidades, convocação de reunião ordinária, elaboração da ficha de adesão de organizações. 

Para o representante do Movimento de Mulheres, Daniele Serrão, “está sendo um marco importante no avanço das políticas para juventudes de Paço do Lumiar, uma vez que os jovens representam uma significativa parcela da população municipal e, por isso, deve ter atenção especial por parte do governo”, destacou. 

Fórum de Juventudes 
O Fórum Municipal de Juventudes é um espaço permanente de discussão e proposição de políticas de/com/para juventude de Paço do Lumiar. Nele se congregam entidades da sociedade civil que trabalham com jovens, de forma plural, diversa e democrática, com o objetivo de desenvolver e estimular o controle social e participação cidadã. 

Um Fórum é, também, um espaço de formação política, onde as entidades de base podem dialogar entre si, sem interferência do poder público. 

Conselho de Juventudes 
O Conselho de Juventude também é um espaço de controle social e participação cidadã, caracterizado como espaço mista, uma vez que é composto paritariamente entre o poder público e a sociedade civil. O principal objetivo é pode fortalecer o debate entre os atores, no intuito de nortear a criação e efetivação das políticas públicas. Neste espaço os representantes têm participação mais assídua em sessões plenárias, audiências públicas, painéis etc. Os conselheiros atuam como voz das juventudes junto ao poder público. 

Sistema Municipal de Juventudes 
O Sistema de Juventudes é o espaço onde se agregam todos os atores que debatem juventude no município: Fórum, Conselho e Coordenação Municipal de Juventude. Aqui ha participação igual da sociedade civil e do poder público, visando a implementação de políticas públicas com maior eficiência

Por: Maurício Vieira de Paula – Coletivo Jovem de Meio Ambiente/Educomunicador – Rede Nacional de Adolescentes e Jovens Comunicadores

Nenhum comentário:

Postar um comentário