quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Outubro Rosa: prefeitura de Raposa realiza ações preventivas de combate ao câncer de mama.

Equipe de Saúde da UBS do bairro Cumbique
Com o objetivo de alertar a sociedade e, especialmente, as mulheres sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama, a Prefeitura de Raposa aderiu à Campanha “Outubro Rosa”.

Várias ações preventivas ocorreram nas Unidades Básicas de Saúde do município durante este mês de outubro, incluindo as da zona rural. Nesta quarta-feira (21), ocorreram ações desde ás 9 horas, na UBS (Unidade Básica de Saúde) do bairro Cumbique.

Segundo a enfermeira Erivanda, coordenadora de Saúde da Mulher da Secretaria Municipal de Saúde, cada centro de saúde teve uma programação especial em datas distintas com café da manhã, palestra, oficina de autoexame com médico e enfermeiros. “Também vamos encaminhar as mulheres com queixa para fazerem o exame de mamografia e aquelas que já tem a idade, mas não tem sintomas da doença, também deverão ser encaminhadas para exame clínico”.

Nós concentramos no mês de outubro as palestras de prevenção do câncer de mama, incentivando as mulheres a fazerem o autoexame e também a procurarem os postos de saúde”, informou Meirilene Tavares, secretária adjunta de Saúde, durante a abertura da campanha na unidade de Saúde do Cumbique.

Ela lembra ainda que quanto mais cedo se diagnosticar o câncer, maiores são as chances de sucesso do tratamento. “Às vezes a gente vê e acha que nunca vai nos atingir, e é muito importante a prevenção. Por isso, estamos dando esse suporte a essa importante campanha”, informou Meirilene.

O prefeito Clodomir Oliveira dos Santos afirmou, por sua vez, que essa campanha é especial e dá um colorido diferente, todo característico das mulheres. Ele informou ainda que a prefeitura está fazendo a sua parte, tendo melhorado os centros de saúde e Hospital Municipal para garantir mais integridade para as mulheres de Raposa, proporcionando uma vida melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário