terça-feira, 22 de setembro de 2015

Prefeito Josemar participa do lançamento da campanha contra a Hanseníase e Geomitíase nas escolas.

A campanha integra o Programa Saúde na Escola (PSE) que envolve ações articuladas entre as Secretarias Municipais de Saúde e de Educação, com o objetivo de assistir o público estudantil em sua integralidade. Na manhã desta segunda-feira, o prefeito Josemar Sobreiro (PSDB) deu a largada às atividades, durante solenidade realizada na UEB Raimundo Romualdo, no Maiobão, na presença de alunos, equipes do PSE, educadores e pais.

A campanha contra a hanseníase e geomitíase será realizada em todas as escolas da rede municipal de ensino, atingindo um público-alvo de faixa etária entre 5 a 14 anos de idade. No município serão realizados também, atendimentos de higiene bucal, saúde ocular, saúde auditiva, medidas antropométricas e imunização contra o HPV para pré-adolescentes entre 9 e 11 anos.

De acordo com o prefeito Josemar em dois anos, a saúde deu um salto à frente, pois a política desenvolvida pela sua gestão se destaca pela cobertura integral dos luminenses, do ventre das mães até a pessoa idosa. “Cerca 7.500 estudantes, por exemplo, estavam à margem da educação quando eu assumi a prefeitura, e hoje, a realidade é outra nas nossas unidades educacionais”, observou Sobreiro.

O PSE é um dos programas mais importantes da Rede de Atenção Básica, que, em Paço do Lumiar, vem sendo desenvolvido em sua plenitude, com o apoio da SEMED e do Prefeito Josemar, comentou a secretária Aíla Freitas durante o lançamento da campanha. Na oportunidade, a secretária de Educação, Graça Privado, foi representada pela coordenadora de Projetos Especiais da SEMED, Alessandra Martins.

A coordenadora municipal de Vigilância Sanitária, Palov Fernandes ressaltou que as verminoses no público infantil são uma das maiores barreiras para o aprendizado. “Esperamos que a campanha ultrapasse o ambiente escolar e chegue como forma preventiva aos lares desses alunos. A nossa expectativa é de que em 10 dias de ação, já tenhamos um grande número de escolas e alunos atendidos pelas equipes do PSE”, acredita.

Durante o evento a secretária de Saúde, Aíla Freitas, referenciou ainda a data de 21 de setembro, como o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, parabenizando a gestão municipal pelas políticas adotadas com ênfase na inclusão, discussão e melhoria do atendimento a esse público. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário