terça-feira, 29 de setembro de 2015

Governo inicia mais uma turma de alunos do Curso de Oficiais do Corpo de Bombeiros.

Secretário Jefferson Portela com os comandantes do CBMMA e da PMMA com os estudantes do Curso de oficiais do Corpo de Bombeiros
O Governo do Maranhão deu início, nesta segunda-feira (28), a mais uma turma do Curso de Formação de Oficiais (CFO) do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA). A cerimônia de abertura foi realizada na Universidade Estadual do Maranhão (Uema), no Campus Universitário Paulo VI, em São Luís, com as presenças do secretário de Estado de Segurança Pública, Jefferson Portela; do comandante geral, coronel Célio Roberto de Araújo; dos diretores de Ensino da Polícia Militar e dos Bombeiros, coronel Antonio Roberto Silva e tenente-coronel Mauro Carramiro, respectivamente; do coordenador do CFO da Uema, professor Fernando Oliveira; comandantes de unidades, oficiais e praças da Corporação.

O comandante geral do CBMMA, coronel Célio Roberto, disse que é mais um dia marcante para o Maranhão. Ele lembrou das conquistas obtidas pela Corporação no Governo Flávio Dino. “O Corpo de Bombeiros do Maranhão vive dias de glórias em sua história. Em quase 10 meses do atual governo, a Corporação tem recebido a importância devida, perante os serviços que presta à sociedade. Temos que destacar, para que estes novos profissionais saibam de todo esforço na aprovação de projetos e demandas que estavam represados há quase 20 anos, e que agora estão sendo atendidas pelo governo”.

Durante a cerimônia, o coronel Roberto deu as boas-vindas aos novos estudantes e falou da parceria com a Universidade Estadual. “Estamos iniciando mais uma turma de oficiais do Corpo de Bombeiros. Para nós, é motivo de alegria em incorporarmos estes profissionais às fileiras da Instituição. Sabemos da luta árdua de cada um destes jovens que chegou até aqui, e que, a partir de agora, iniciam a vida acadêmica e profissional. Eles serão responsáveis pelos rumos dos CBMMA. Estamos executando o plano de expansão das nossas atividades, levando os bombeiros para cidades importantes economicamente e estrategicamente para o Estado. São eles que, muito em breve, terão a atribuição de atuar operacionalmente nos novos quartéis e que chegam com missão de dar continuidade ao avanço em que estamos vivendo no CBMMA”, avaliou coronel Roberto.

Atendendo a convite do comando do CBMMA, o secretário Jefferson Portela ministrou a aula inaugural da 10ª turma do CFO BM, composta por 20 estudantes, que, a partir de agora, chegam aos quadros dos Bombeiros do Maranhão.

Durante o bate-papo com os calouros, o titular da pasta da Segurança do Maranhão falou do ganho para o Sistema de Segurança com o ingresso de mais uma turma de futuros oficiais. “O Corpo de Bombeiros cresce com a chegada de mais essa turma. Os senhores chegam em um novo tempo. O compromisso do governador Flávio Dino é dar condições dignas aos servidores, e portanto, temos trabalhado com celeridade na aprovação de projetos e ações que são fundamentais para o avanço dos Bombeiros”.

Jefferson Portela lembrou do lema dos Bombeiros ‘Salvar Vidas e preservação do patrimônio’ e do compromisso em fazer parte de uma das instituições que figuram entre as mais bem conceituadas na avaliação e no respeito social no mundo inteiro. “Vivemos uma época de desafios como profissionais de Segurança, e esperamos reforçar nossa atuação na boa prestação de serviços ao cidadão, com a força intelectual e operacional que estes jovens receberão no período de formação na Academia, essenciais para o crescimento e fortalecimento da Corporação”.

Sobre o CFO

A graduação tem duração de três anos, com aulas teóricas e práticas nas dependências da Academia Josué Montello e no campus da Uema, em São Luís. Durante esse período, os estudantes aprendem instruções e práticas acadêmicas voltadas à execução das atividades bombeirísticas. Ao final, o cadete é nomeado aspirante por período mínimo de seis meses. Após esse prazo, ele é promovido a 2º Tenente, o primeiro posto do oficialato do CBMMA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário