segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Caminhada pelas ruas do Centro Histórico da capital abre a Semana Nacional do Trânsito no Maranhão.

Caminhada no Centro de São Luís abriu a Semana Nacional do Trânsito.
O Governo do Maranhão promoveu nesta sexta-feira (18), em São Luís, uma grande caminhada pela paz no trânsito. O evento abriu oficialmente na capital a programação da Semana Nacional do Trânsito, promovida anualmente em todo o país, entre os dias 18 e 25 de setembro. A Semana de Trânsito é uma das principais estratégias adotadas pela Organização Mundial da Saúde para reduzir os altos índices de acidentes automobilísticos em todo o mundo,

A caminhada pela paz no trânsito saiu às 16h da Praça João Lisboa, atravessou a Rua Grande até a Praça Deodoro. O evento contou com a participação de equipes do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA), das Secretarias de Estado da Saúde e Educação, Polícias Militar e Federal, Corpo de Bombeiros, Maçonaria, Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes, entre outros.

Para o diretor-geral do Detran-MA, Antônio Nunes, com o desenvolvimento urbano contínuo, o trânsito se tornou uma preocupação comum em todo o mundo. “Nesta semana estamos envolvendo todos os seguimentos ligados ao trânsito, pedestres, ciclistas, motociclistas e condutores. Serão realizadas operações de Lei Seca, blitzen educativas, passeio ciclístico. Várias atividades para conscientizar a sociedade e fazer com que o cidadão mude seu comportamento. A segurança no trânsito depende de todos nós, é o comportamento da sociedade que se reflete na segurança das vias públicas” destacou o diretor-geral do Detran-MA , Antônio Nunes.

Até o dia 25 de setembro, para cada dia da Semana Nacional do Trânsito haverá uma atividade educativa e fiscalização específicas (consulte o quadro), explica o coordenador de educação para o trânsito do Detran-MA, Edílson Cardoso. “Além da caminhada, teremos um dia dedicado ao ciclista, com Passeio Ciclístico, em São Luís, outro voltado para conscientização de motociclistas. E em todos os dias haverá blitz da Lei Seca”, destaca o coordenador.

Este ano, a Semana Nacional de Trânsito traz como tema “Seja você a mudança no trânsito”, uma forma de despertar a atenção da sociedade para a importância de pequenas atitudes para a melhoria do trânsito nas cidades. A escolha do tema levantou o debate sobre a educação no trânsito. Entre as pessoas que apoiaram e participaram da caminhada em São Luís, muitos apontam que falta respeito ao pedestre nas cidades maranhenses. Rosa Silva, dona de casa, disse que “para atravessar na faixa, a espera por um condutor que pare, sempre é muito grande”. A aposentada Maria Rodrigues, de 71 anos, denuncia que nem os idosos são respeitados. “Soube de um idoso que morreu atropelado mesmo atravessando na faixa”, conta Maria.

Segundo o mais recente boletim estatístico do Seguro DPVAT, referentes ao período de janeiro a julho de 2015, os pedestres ficam em segundo lugar nas indenizações por acidentes fatais, representando 27% do total, só perdem para os motociclistas (54%).

Cuidados

O pedestre pode seguir algumas dicas para evitar acidentes:
  1. Atravessar a via sempre na faixa de pedestres;
  2. Andar sempre nas calçadas;
  3. Na ausência de calçada, andar no bordo da pista o mais próximo possível do acostamento e no mesmo sentido dos veículos.
Programação da Semana
  • Dia 19- Ações educativas nas praias
  • Dia 20- Passeio ciclístico
  • Dia 21- Ação educativa junto aos usuários no Detran-MA
  • Dia 22- Ações educativas em faixas de pedestre
  • Dia 23- Ações educativas junto aos usuários de transporte coletivo
  • Dia 24- Ações educativas junto aos motociclistas profissionais
  • Dia 25- Ações educativas nas rodovias

Nenhum comentário:

Postar um comentário