quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Produção agrícola de Paço do Lumiar será comercializada pelo Grupo Mateus.

O investimento nas políticas de inclusão produtiva e de fomento à agricultura familiar é uma marca da atual gestão municipal, com ações que vão desde o cadastro de produtores locais, passando pela assessoria técnica e logística de escoamento, fatores preponderantes que faz do município de Paço do Lumiar, um dos maiores polos agrícolas da região metropolita. Com essa expressiva representatividade, no setor, produtores locais foram convidados a participarem a exposição dos seus produtos ao Grupo Mateus, durante a Rodada de Negócios, do Programa Maranhão Mais Produtivo.

Paço do Lumiar participa do programa através da Associação dos Produtores Familiares da Vila Rosinha e Adjacências, representada pela presidente Moiselina Rodrigues de Oliveira da comunidade Cumbique; da Associação de Agricultores e Agricultoras Familiar da Vila Residencial Nova Canaã – HortCanaã, da comunidade Pindoba representada pelo José Domingos Augusto, e da Associação de Pequenos Agricultores da Comunidade Iguaíba, representada pela Júlia Silva de Assunção. Durante o encontro, cada entidade apresentou seu histórico e expuseram seus produtos e tabelas de preços aos compradores.

O coordenador Paulo Alexandre do Grupo Mateus surpreendeu-se com a qualidade dos produtos e destacou que, a empresa adota o modelo de venda conhecido como CARDEX, que celebra a compra direto do produtor. “Todas as associações vão poder ter mais uma via de comercialização, através das redes de supermercados. Nossos fornecedores terão direto a um espaço para venda e armazenamento nas lojas do Grupo Mateus para abastecimento das lojas de acordo com a demanda dos consumidores”, reforça.

A primeira associação beneficiada foi da Vila Rosinha, no Cumbique, que teve a classificação máxima de seus produtos como de excelente qualidade. Em seguida o Hort Canaã e a Associação de pequenos agricultores de Iguaíba concretizarão o contrato com o Grupo Mateus. Na oportunidade, todas as associações fizeram a adesão ao programa Maranhão Mais Produtivo, com preenchimento de um formulário que poderá participar de feiras e rodadas de negócios, direito a consultorias, cursos e palestras.

Estou há 12 anos produzindo no município e nunca tinha visto um acompanhamento da Prefeitura de Paço do Lumiar, nos auxiliando em todo o processo, com assessoramento, indicação, providência de equipamentos e materiais para participar de programas como este”, contou emocionada, a produtora Júlia Silva, do Iguaíba, que aproveitou para agradecer também à assessoria técnica da Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento.

A secretária de Agricultura, Rosany Aranha ressalta que o município de Paço do Lumiar através Prefeitura Municipal e parcerias como aa Secretaria de Estado, Indústria e Comércio - SEINC e Secretaria de Estado da Agricultura – SAGRIMA, tem possibilitado a valorização do produto agrícola produzido no próprio município. “Desta forma estamos disponibilizando novos mercados e incentivando a agregação de valor como também a organização das associações de agricultores por meio dessas ações e incentivos”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário