sexta-feira, 24 de julho de 2015

Prefeitura da Raposa realizará Campanha de Conscientização, Prevenção e Combate as Hepatites Virais.

A Secretaria Municipal de Saúde da Raposa realiza na próxima terça-feira (28), Dia Mundial de Lutas Contra as Hepatites Virais, a Campanha de Conscientização, Prevenção e Combate as Hepatites Virais. A campanha é realizada em parceria com os governos Federal e Estadual, tendo como meta vacinar aproximadamente 80% da população do município. A Secretaria de Saúde de Raposa, além de vacinando, estará realizando das 8h às 16h testes rápidos e gratuitos de Hepatite.

A secretária adjunta de Saúde do município, Meirilene da Silva Tavares, explicou que as hepatites são doenças que atacam o fígado, um dos órgãos mais importantes do corpo humano. “São causadas por vírus e que por isso podem passar de uma pessoa para outra. Tanto a Hepatite B quanto a Hepatite C nem sempre apresentam sintomas, podendo levar anos para a pessoa perceber que está doente”, explicou.

Em visita a um programa de rádio local, a coordenadora de DST/AIDS, Hepatites Virais e Saúde da Mulher, Maria Margarida, convidou toda a população de Raposa para, na terça-feira (28), se dirigir aos Postos de Saúde do município onde serão vacinados e receberão informações sobre a doença. 

O diagnóstico e o tratamento precoces podem evitar a evolução da doença para cirrose ou câncer de fígado, por exemplo. A vacina para Hepatite B, o teste para detecção desses dois tipos de hepatites, o tratamento e o acompanhamento das hepatites virais são direito de todo cidadão e estão disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS)”, disse Margarida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário