terça-feira, 14 de julho de 2015

Prefeitura da Raposa discute melhoria da segurança alimentar e nutricional durante Conferência no município.

O COMSEA ( Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional) de Raposa, através da presidente Maria Enildes, em conjunto com a CAISAN ( Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional ) de Raposa, presidida pela secretária de Agricultura de Raposa, Rosana Dias, e pelo prefeito Clodomir, realizaram na terça-feira (7), das 08:00 às 16 horas, a Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Raposa, com o objetivo de promover o debate sobre a política de sistema de segurança alimentar e nutricional do município de Raposa, com foco de assegurar alimentação adequada para todos. O evento teve o suporte da Secretaria de Agricultura do município.

A Conferência visou, também, oportunizar discussões, em rede, sobre a melhoria no sistema de segurança alimentar e nutricional do município, além de instituir e apresentar à sociedade a finalidade do COMSEA e CAISAN , para o fortalecimento do sistema.

“A Conferencia é de suma importância para a sociedade, já que discute a Segurança Alimentar e Nutricional, que garante o direito humano ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade”, explicou a secretária Rosana Dias.

O prefeito Clodomir Oliveira dos Santos e o vice-prefeito Messias Lisboa Aguiar, estiveram presidentes no evento, acompanhados de outras autoridades como os secretários Ivonete dos Santos (Finanças), Maria Ivone (Educação), Ricardo Lago (Saúde), Roberto Sousa Alves ( Infraestrutura), José santos (Cultura), Oséias Lisboa (Esporte), Glauber (Administração), Lília Oliveira (Assistência Social), Aroldo Rodrigues X (Pesca).

Representantes do Poder Legislativo também prestigiaram o evento, a exemplo do presidente da Câmara, Eudes Barros, e dos vereadores Laurivan Uchôa e Enoque Lisboa.

O cantor e compositor raposense Pereira Filho e a dança portuguesa Esperança de Raposa foram as atrações culturais da Conferência.

A conselheira estadual de segurança alimentar e nutricional, Maria da Conceição de Almeida Ferreira, durante palestra, captou a atenção de todos os presentes ao falar da importância da Segurança Alimentar para os municípios.

Os participantes foram divididos em três grupos para debates e elaboração de propostas, para a composição do documento oficial da Conferência.

Ficaram assim divididos:

Eixo 1 – comida de verdade: avanços e obstáculos para a conquista da alimentação adequada e saudável e da soberania alimentar.

Eixo 2 – Estratégia em andamento para a conquista da comida de verdade no âmbito local, estadual, regional, nacional e internacional.

Eixo 3 – Aperfeiçoamento e ampliação do Sistema nacional, municipal e estadual de segurança alimentar e nutricional: pacto federativo, participação Social e Intersetorialidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário