terça-feira, 14 de julho de 2015

Governo inaugura central de marcação de consultas do Centro de Medicina Especializada do Bairro de Fátima.

O secretário de Estado da Saúde, Marcos Pacheco, após o descerramento da placa de inauguração ao lado da promotora Glória Mafra e do diretor do Cemesp, Fernando Lima;
O Centro de Medicina Especializada (Cemesp), do bairro de Fátima, referência no estado em tratamento de Diabetes e Hipertensão, conta desde sexta-feira (10) com um call center para atender toda a demanda de marcação de consultas dos pacientes. A implantação da central de atendimento, realizada pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), tem o objetivo de evitar as longas filas e a prática irregular da venda de senhas que era feita na porta do Cemesp.

Participaram da inauguração do setor onde funcionará o atendimento, o diretor-geral da unidade, Fernando Lima, a promotora do Ministério Público (MP), Glória Mafra, e o secretário de Estado da Saúde, Marcos Pacheco. “O uso da tecnologia é um recurso para melhorar a realidade da oferta do serviço de saúde. Em todos os sentidos, queremos preservar a população. Com esse atendimento, estaremos evitando as longas esperas nas filas e o processo indigno de agendar uma consulta médica que era vivenciado aqui”, afirmou o secretário.

As marcações por meio de um sistema que acelera o processo são importantes e ajudam também na captação mais eficiente das desistências, fazendo que seja mais rápido o tempo de espera pela consulta e, assim, tornando os tratamentos mais eficientes. O número do telefone principal da central telefônica disponível para a marcação é o (98) 3243-3447, que será substituído pelo serviço 0800 que está em processo de instalação e será disponibilizado em até 20 dias.

O Call Center atenderá cerca de seis mil pessoas por mês, que é a média atual do Cemesp de pacientes já regulados. A equipe terá dois supervisores e o serviço funcionará de 7h às 19h. A expectativa real de atendimento do Cemesp está em torno de 12 mil pacientes por mês. Porém, a demanda de marcações pelo telefone será apenas para os usuários dos programas de saúde ofertados. Os pacientes novos possuem outro protocolo de acesso, por meio de uma Central de Referência, para ser avaliado através de laudo médico se eles se encaixam no perfil de atendimento da Cemesp.

A Promotoria da Saúde do Idoso contribuiu no processo de implantação do Call Center, através de pedido para a instalação da central de atendimento, prontamente atendido pela SES e diretoria da Cemesp. “A intenção do Ministério Público foi garantir o acesso digno dessas pessoas às consultas especializadas. Estamos muito agradecidos pela pronta eficiência da atual gestão em atender essa recomendação do MP”, ressaltou a promotora Glória Mafra.

Representantes da SES e Ministério Público acompanhando o primeiro dia de trabalho das atendentes do Call Center.
O paciente Euclides Silva, de 69 anos, tem quadro de diabetes e conta já ter ficado até seis horas na fila. “Eu chegava de madrugada aqui, porque senão, não conseguia ser atendido. Agora vai melhorar muito, e não precisaremos passar por essa humilhação”, disse o aposentado.

Para o diretor geral do Cemesp, Fernando Lima, é motivo de satisfação saber que os pacientes estarão dispondo de atendimento com comodidade. “Proporcionamos algumas mudanças estruturais no ambiente físico da Cemesp, para que os funcionários também tivessem melhores condições de trabalho. Acredito que precisamos cuidar de quem cuida das pessoas ofertando um serviço humanizado e de qualidade”, afirmou o diretor.

Cemesp

Na unidade os pacientes têm suporte médico nas áreas de cardiologia, endocrinologia, nefrologia, gastroenterologia, oftalmologia, pneumologia, reumatologia, dermatologia, ortopedia, clínica médica, urologia, além de odontologia, psicologia, assistência social e nutrição. No Cemesp são realizados ainda, exames complementares ao tratamento, como ultrassonografia, ecocardiograma, ecodopller, ergometria, espirometria, fotocoagulação a lazer, retinografia simples, ECG, MAPA Holter e exames laboratoriais.

Telefone

O número do telefone principal da central telefônica disponível para a marcação é o (98) 3243-3447, que será substituído pelo serviço 0800 que está em processo de instalação e será disponibilizado em até 20 dias.

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