sábado, 4 de julho de 2015

Governo do Estado reúne-se com grupo de investidores chineses.

Vice governador, Carlos Brandão e demais gestores do Governo do Estado reunidos com empresários asiáticos
O vice-governador do Maranhão, Carlos Brandão, recebeu em seu gabinete no Palácio Henrique de La Rocque, nesta sexta-feira (3), o Asia Latin America Group (ou Grupo ALA), na companhia de outros membros do Governo do Estado.

O encontro, que focou no diálogo em busca de investimentos financeiros para o Maranhão, analisou os quadros relativos ao índice de tratamento de esgoto em nosso estado, redes de distribuição de água, os potenciais para produção local, adensamento da cadeia da proteína animal, extração de óleo e de gás natural, siderurgia e turismo.

Também foram discutidas as necessidades de investimentos na infraestrutura e acessos ferroviários e rodoviários ao Porto do Itaqui, assim como mecanismos de desenvolvimento e mobilidade urbana para o Maranhão. Outro ponto muito debatido foi o cenário atual do tratamento de resíduos para a Região Metropolitana de São Luís.

Não possuímos destinação adequada para o nosso lixo, nem aterros sanitários com capacidade plena em nosso estado”, alertou Carlos Brandão, que pontuou a intenção do Governo do Estado em promover o desenvolvimento regionalizado no Maranhão, de forma que cada região possa receber incentivos socioeconômicos e culturais de acordo com a sua realidade.

O Grupo ALA, que atua sistematicamente com a associação de consultores de negócios independentes, em um conjunto único de características: todos os parceiros possuem oito ou mais anos de experiência na Ásia e América Latina, mostrou-se interessada em investir no Maranhão porque, segundo os seus membros, este é o momento de transformar entraves em soluções.

Uma nova rodada de negociações será agendada e coordenada pelo Instituto Maranhenses de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc), para que sejam definidos em quais setores o Grupo deverá operar em nosso estado.

Representando o governo Flávio Dino, além do vice-governador Carlos Brandão, estiveram presentes na reunião o diretor-geral da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), Davi Telles; o presidente da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), Ted Lago; o diretor de Estudos e Pesquisas do Instituto Maranhenses de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc), Frederico Burnett; o superintendente de Atuação de Negócios da Secretaria de Estado de Indústria e Comércio (Seinc), Gustavo Lago e o secretário adjunto de Assuntos Metropolitanos da Secretaria de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid), José Antônio.

Do Grupo ALA, participaram investidores do Brasil e da China, dentre eles Fábio Carvalho, Rodrigo Val Ferreira, Zhang Qi, Yu Debin, Xiaofan Jin, Yang Zhang, Yi Zhang, Bing Wen, Zhiguo Liu e Jinlong Fan.

Nenhum comentário:

Postar um comentário