terça-feira, 9 de junho de 2015

Prefeitura da Raposa inaugura novas instalações do NASF para garantir um melhor atendimento à população.

O prefeito do município de Raposa, Clodomir Oliveira dos Santos, através da Secretaria Municipal de Saúde, inaugurou, na manhã desta segunda-feira (8), as novas instalações do NASF – Núcleo de Apoio à Saúde da Família.

O NASF da Raposa está funcionando em um novo espaço, muito mais amplo e com salas climatizadas. De acordo com o prefeito Clodomir, as novas instalações visam proporcionar aos moradores de Raposa, um atendimento cada vez melhor.

Tudo que a gestão Clodomir puder fazer para melhorar a qualidade no atendimento ao povo será feito. Agora, a população de Raposa que já tinha um bom atendimento pelos nossos profissionais que trabalham no NASF, terá um atendimento 100% melhorado com a nova sede do Núcleo de Apoio à Saúde da Família”, disse o prefeito Clodomir.

O NASF da Raposa é dirigido pela terapeuta ocupacional, Aureliana Carvalho, e sua nova sede está funcionando na Avenida Principal, num prédio sem numero, localizado próximo a rádio União FM.

Além do prefeito Clodomir e dos profissionais que trabalham no NASF, participaram da solenidade os secretários Ivonete Santos (Finanças), Glauber (Administração), Rosana Dias (Agricultura), Roberto (Infraestrutura), José Santos (Cultura) e Ricardo Lago (Saúde). Os vereadores Eudes Barros (PRTB) e Enoque Lisboa (PP), também, marcaram presença no evento.

O NASF da Raposa funciona de segunda a sexta-feira, 08:00 às 14:00 horas, com as seguintes especialidades: fisioterapia, psicóloga, pediatria, ortopedia, dermatologia e ginecologia. 

O Que é o NASF?

O NASF é uma estratégia inovadora que tem por objetivo apoiar, ampliar, aperfeiçoar a atenção e a gestão da saúde na Atenção Básica/Saúde da Família. Seus requisitos são, além do conhecimento técnico, a responsabilidade por determinado número de equipes de Saúde da Família e o desenvolvimento de habilidades relacionadas ao paradigma da Saúde da Família. 

Deve estar comprometido, também, com a promoção de mudanças na atitude e na atuação dos profissionais da Saúde da Família e entre sua própria equipe (NASF), incluindo na atuação ações intersetoriais e interdisciplinares, promoção, prevenção, reabilitação da saúde e cura, além de humanização de serviços, educação permanente, promoção da integralidade e da organização territorial dos serviços de saúde.

O NASF deve ser constituído por equipes compostas por profissionais de diferentes áreas de conhecimento, para atuarem no apoio e em parceria com os profissionais das equipes de Saúde da Família, com foco nas práticas em saúde nos territórios sob responsabilidade da equipe de Saúde da Família.

Objetivo do NASF

A proposta de criação de núcleos multiprofissionais para dar apoio às equipes mínimas da estratégia de saúde da família, principal ação de atenção básica do Ministério da Saúde, há muito vinha sendo discutida. O desenvolvimento dos estudos em atenção básica e o fomento de novas políticas públicas, como a criação da Política das Práticas Integrativas e Complementares (Portaria GM 971/2006) acabou por proporcionar a criação dos tão aguardados Núcleos de Apoio à Saúde da Família – NASF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário