sexta-feira, 12 de junho de 2015

Pré - candidato a prefeito Felix Moreira se consolida como terceira via na cidade de Raposa.

Pré - candidato Moreira (PEN)
As eleições municipais de 2016 em Raposa, sinalizou fortemente o surgimento de uma “terceira via” política na cidade. O rastro grande dessa hipótese, deixou dois grupos dominantes no município desesperados. 

O nome do pré – candidato a prefeito Felix Moreira (PEN), veio com força total, e a bipolarização fechada entre dois grupos do clã na cidade “Laci e Paraíba”, já está ameaçada.

As pesquisas entorno da sucessão municipal, está sendo ótima para demonstrar alguns pontos de grande importância para o processo continuo de consolidação da democracia. Como observado por muitos e confirmado pelas pesquisas de intenção de voto, grande parte do eleitorado clama por mudanças e o rompimento da polarização entre duas famílias que dominam a gerações o município. Quando o ex – vereador Felix Marques Moreira, mas conhecido como “Moreira” surgiu como opção na cidade, encampando um discurso de terceira via, angariou instantaneamente o voto dessa parcela da população, que olha nele um ponto de equilíbrio e de renovação no município.

A atual disputa pelo comando do executivo municipal de Raposa, no próximo ano, dá sinais claros que não ficará polarizada entre as filhas dos ex-prefeitos de Raposa, Laci e Paraíba, respectivamente Talita e Ocileia. Cenários distintos sugeridos por pesquisas de intenção de voto apontam, o ex - vereador Moreira com chances de vitória, apesar das pesquisas serem montadas para beneficiar as duas candidatas das oligarquias. A questão que se coloca: será ele a opção esperada ou só fruto do acaso?

Pelo cenário criado pelo Instituto de Pesquisa Escultec, aparece o nome de cinco candidatos; Talita Laci (28,1%), Ocilea (20,5%), Moreira (9,6%), Eudes (6,3%) e Clodomir (5,6%).

A pesquisa realizada pela Escutec ouviu 303 eleitores, entre os dias 04 e 06 de junho. Ao contrário de seus oponentes, o cenário está sendo favorável ao ex – vereador Moreira que não tem rejeição, diferente de seus adversários que amargam com alto índice de rejeição. 

Conforme Maquiavel, a “fortuna” sorriu para o ex – vereador Moreira. Por casualidade, ele é novamente pré - candidato à prefeito e agora traja as vestes da terceira via. Mas a lição de Maquiavel diz que não basta ter sorte. É necessário saber conduzi-la ao seu favor. É o que ele chama de “virtù”. Para se firmar como terceira via, portanto, Moreira precisará de muita virtù, ou, em outras palavras, liderança, para conduzir o processo eleitoral ao seu favor.

O desenrolar do embate eleitoral e outros fatores podem mudar a trajetória da disputa da prefeitura de Raposa até o dia da eleição. O ex – vereador Moreira precisa apenas de estrutura para decolar nas pesquisas. O jogo está aberto. Afinal, o que tem se sobressaído nesses poucos meses que antecedem as eleições, por parte do eleitorado, é a frustração com os políticos e a indefinição com qual via seguir.

Acompanhe o vídeo da campanha de Moreira em 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário