domingo, 28 de junho de 2015

Cultura maranhense encanta turistas e atrai multidões para os arraiais oficiais do Governo do Estado.

Arraial do Ipem, de volta depois de dez anos, se tornou um dos mais disputados pelo público
E seguiu com muita animação mais uma noite de festa nos arraiais organizados pelo Governo do Estado, no último sábado (27). O público que lotou os diversos terreiros da cidade curtiu uma programação que foi desde shows com artistas da terra, ao cacuriá, tambor de crioula e os grupos de bumba meu boi de toda parte do estado.

No terreiro Donato Alves, o antigo arraial do Ipem, o governador Flávio Dino viu de perto o sucesso da festa junina. Animado com os resultados, Dino ressaltou a importância de movimentar cultura para estimular o turismo e a economia do estado.

"É um momento muito importante porque temos essa beleza da concentração da energia do povo do Maranhão, da diversidade das nossas cores, sabores e saberes e experiências. É um momento que nos enche de alegria e ao mesmo tempo de ânimo para prosseguir nesta tarefa de fazer coisas boas. A festa junina é um momento importante para cultural maranhense, mas também é uma oportunidade de geração de trabalho, dez mil pessoas estão trabalhando no São João, portanto estamos olhando também para importância da economia da cultura", afirmou o governador Flávio Dino.

Governador Flávio Dino entre os brincantes no arraial do Ipem
Além do boi do Nina Rodrigues, bumba meu boi de orquestra, o governador assistiu à apresentação do Boi Oriente, que veio da Baixada Maranhense. Com 25 anos de história o Boi Oriente traz as figuras do cazumbá e cabocos de pena.

No terreiro da Praça Maria Aragão, entre outras apresentações, o boi de orquestra Mimoso de São Bento, o alternativo Pirilampo, e as matracas do Boi de Maracanã fizeram a alegria de crianças, adultos e idosos. Dona Ligia Oliveira Fernandes, aos 97 anos ainda tem pique de acompanhar as festividades juninas. Acompanhada da filha, Telma Fernandes, dona Ligia assistiu sentada e com toda comodidade a todas as brincadeiras. "Eu faço questão de ver tudo de perto. Ainda tenho muito ânimo", afirmou.

Os arraiais maranhenses também têm reunido turistas de várias partes do Brasil e do mundo para curtir a cultura do Maranhão. É o caso da professora universitária de Dança, Lulu Pugliese, que veio de Salvador, Bahia. A dançarina baiana mostrou-se maravilhada com a cultura do estado. "Estou encantada com a diversidade cultural do Maranhão, com a hospitalidade do povo, que se parece muito com a da minha gente. Isso aqui é arte pura, estou completamente arrepiada", confessou.

Arraiais no interior

O clima de São João também tomou conta das cidades do interior do Maranhão. O sucesso é evidenciado por arraiais lotados e muita animação da população maranhense. Apoiados pelo governo, dezenas de municípios estão fortalecendo a cultura dos festejos juninos e difundindo o trabalho dos grupos folclóricos locais.

Grande público lotou o Ceprama no sábado, a exemplo do demais dias da temporada junina
Realizado em parceria do Governo do Estado, Assembleia Legislativa e as prefeituras, as festas juninas que acontecem no interior do Maranhão estão beneficiando grande parte da população, levando programações culturais variadas e fortalecendo a economia dos municípios.

Na cidade de Porto Franco, a vibração dos festejos juninos tem contagiado até os municípios vizinhos. Segundo a superintendente da região, Verbena Macedo, o arraial tem sido um sucesso de público e animação, com apresentações folclóricas, shows e concurso de quadrilhas que atraem pessoas de cidades próximas. “O São João é a maior festa cultural de Porto Franco. E este ano, com o apoio do Governo, as festas têm sido de muito sucesso”, destacou a superintendente.

Com este investimento do governo Flávio Dino, as prefeituras puderam promover de forma mais setorizada os festejos juninos. A ação foi destinada à promoção de política pública estruturante, por se tratar de uma forma de proporcionar a valorização de manifestações e grupos populares do interior do Maranhão, que contaram com o investimento estadual por meio do repasse a ser realizado para as prefeituras.

O prefeito de Palmeirândia, Nilson Garcia, destacou que o foco do arraial do município tem sido o reconhecimento das atrações locais, que conta todos os dias com apresentações de bumba meu boi, quadrilhas, danças portuguesas e a boa presença do público. “Eu quero agradecer o Governo do Estado por tudo que tem feito pelo nosso São João”, destacou.

O secretário de Assuntos Políticos e Federativos, Márcio Jerry, ressaltou que o Governo tem prioridade em dialogar permanentemente com os municípios com o objetivo de estabelecer parcerias em importantes áreas, como na cultura. “Há o apoio do Governo do Estado neste São João para dezenas de cidades em todas as regiões do Maranhão. Já houve isso no carnaval e estamos ampliando ainda mais o suporte para os grupos folclóricos maranhenses”, explicou Jerry.

Nenhum comentário:

Postar um comentário