quinta-feira, 14 de maio de 2015

Instituto Conceito: o ABC de uma pesquisa manipulada para Gilberto Arôso em Paço do Lumiar.

Ex - prefeito Gilberto Arôso
Para entender uma pesquisa eleitoral não basta olhar o índice geral que é anunciado pelo instituto. Quando este afirma que o candidato A tem X% e candidato B tem Y% não quer dizer nada. Compreender a verdadeira intenção de uma pesquisa é pesquisar todos os elementos que o instituto pesquisou. Só assim é possível saber se a pesquisa é verdadeira ou manipulada. E manipulada não quer dizer falsa ou mentirosa. Quer dizer que o instituto de pesquisa criou cenários favoráveis para um resultado que beneficiasse quem está por trás de tudo, ou seja, quem pagou a empresa pra fazer a pesquisa.

Tenho dito que as pesquisas eleitorais deixaram de ser uma aferição da preferência do eleitorado para ser um instrumento de marketing do candidato. Coisa que deveria ser proibida, da forma como está, pelo TSE. Ele tem que regulamentar as pesquisas com instrumentos que inibam o seu uso eleitoral. Da forma como é hoje, qualquer institutozinho faz a pesquisa de acordo com o interesse de um candidato. E isso, é um crime, pois acaba se tornando uma propaganda subliminar. A massa de eleitores é sensível a ir com "maria vai com as outras". Tem gente que vota em candidato que, supostamente, está à frente nas pesquisas para "não perder o seu voto". O ex – prefeito ficha suja Gilberto Arôso sabe muito bem disso e encomendou uma pesquisa para alavancar seu nome. 

Uma pesquisa de um instituto como o “Conceito” custa uma grana. Então, a empresa montou o seu cenário para favorecer o candidato ficha suja Gilberto Arôso. Pelos dados apresentados a seguir, você vai comprovar o ABC da manipulação dessa pesquisa do Instituto Conceito. Não estou afirmando que ela seja falsa. Pode até ser. Estou afirmando com todas as letras que ela foi MANIPULADA em favor do ex – prefeito Gilberto Arôso. O cenário que o Instituto Conceito montou é o mesmo de uma pesquisa realizada no Maracanã, junto a torcida do Flamengo, e o entrevistador pergunta ao torcedor por qual time ele torce. 

A pesquisa foi realizada pelo Instituto Conceito entre os dias 20 a 22 de março com apenas 100 pessoas da cidade. O município de Paço do Lumiar possui uma população de 115. 693 habitantes, segundo Censo do IBGE do ano de 2013, sendo que o número populacional aumentou e muito, uma cidade tão grande e o instituto entrevista apenas 100 pessoas? Outra questão que merece atenção são os mapas que não foram apresentados pelo instituto, ou seja, quais os bairros que foram feitos a pesquisa?

E outro erro gritante, de 100 pessoas entrevistadas quase 80% estão indecisos, não sabem em quem votar.

É isso. É desta forma que se manipula uma pesquisa. É fácil. Só precisa de um cenário bem feito para qualquer justificativa. Bons matemáticos e muita imaginação. Estão tentando enfiar goela abaixo uma candidato ficha suja que não tem nem de longe o mesmo currículo dos seus oponentes.


Veja os dados.







Um comentário:

  1. Se a pesquisa ouviu 100 pessoas, logicamente 1 resposta corresponde a 1%.
    Então, como na pesquisa tem candidato com 0,4% de intenção de voto, ou alguém respondeu duas vezes, ou dividiram as pessoas ouvidas. Pesquisa estranha.

    ResponderExcluir