domingo, 31 de maio de 2015

Governo lança o ‘Mais Vida no Trânsito’ para reduzir acidentes de trânsito no estado.

O Maranhão foi o estado brasileiro com o maior crescimento no número de mortes no trânsito, com um aumento de 150% em apenas uma década, passando de 682 mortes em 2002 para 1.705 em 2012.

O Governo do Estado, por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MA), lança, nesta segunda-feira (1°), o programa ‘Mais Vida no Trânsito’, um conjunto de estratégias a serem desenvolvidas para reduzir o número de acidentes em todo o Maranhão. O lançamento oficial do programa será feito pelo governador Flávio Dino, às 14h30, no auditório do Palácio Henrique de La Rocque, em São Luís.

De acordo com o Mapa da Violência 2014, o Maranhão foi o estado brasileiro com o maior crescimento no número de mortes no trânsito, com um aumento de 150% em apenas uma década, passando de 682 mortes em 2002 para 1.705 em 2012. Atualmente, mais da metade dos leitos de UTIs hospitalares no estado (63%) são ocupados por vítimas de acidentes de trânsito, segundo dados da Secretaria de Estado de Saúde. Quase a metade (42%) dos casos de paralisias físicas ocorrem em decorrência de acidentes de trânsito.

Para o governador Flávio Dino, o programa ‘Mais Vida no Trânsito’ ressalta a preocupação e o compromisso do Governo do Maranhão em diminuir o alto índice de acidentes em todo o estado, principalmente, os envolvendo motociclistas. “O Maranhão ocupa hoje o primeiro lugar no Brasil em número de acidentes com motociclistas. Nove por cento dos acidentes de moto registrados no país acontecem aqui, sendo que o Maranhão possui apenas 3% da frota nacional de motocicletas”, destacou o governador Flávio Dino. As motocicletas correspondem hoje a quase 60% da frota de veículos do estado.

No lançamento do programa o governador irá apresentar uma medida voltada, especialmente, para a segurança de motociclistas. “Anunciaremos um projeto de incentivo à regularização de motos e motociclistas, visando também reduzir acidentes e crimes”, antecipou Flávio Dino.

Para reduzir os acidentes, o programa ‘Mais Vida no Trânsito’ pretende reforçar a municipalização do trânsito nas cidades do interior. Na cerimônia de lançamento do programa, os prefeitos maranhenses receberão o “Manual de Integração dos Municípios ao Sistema Nacional de Trânsito”, um guia técnico elaborado pelo Detran-MA, que vai orientar as prefeituras na aplicação de uma gestão do trânsito nos municípios. Atualmente, dos 217 municípios maranhenses, somente 52 tem a gestão do trânsito municipalizada.

Durante o lançamento do programa ‘Mais Vida no Trânsito’, também será apresentado oficialmente o concurso “Prefeito Defensor da Vida no Trânsito”, outra estratégia do programa. O concurso premiará os três municípios que mais se destacarem na aplicação de políticas públicas para a melhoria do trânsito. Só vai poder participar do concurso a prefeitura que tiver o trânsito municipalizado.

A municipalização do trânsito é uma ferramenta de extrema importância no combate aos acidentes. No interior do estado temos os piores índices de acidentes, e por trás da violência no trânsito, está o desrespeito às leis”, acentuou o diretor-geral do Detran-MA, Antônio Nunes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário