O clima agora ficou tenso, a poucas horas do julgamento dos embargos de declaração do ex – prefeito de Raposa Clodomir Oliveira, no Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão / TRE – MA (clique aqui). De acordo com informações, a Policia Militar prendeu neste momento na estrada da Maioba, sem nenhuma justificativa os ônibus que estavam trazendo os moradores de Raposa, que iriam acompanhar o julgamento na sede do TRE – MA.
Mesmo com a documentação dos ônibus em dias, várias viaturas da Policia Militar foram deslocadas ao local para impedir a saída dos três veículos, informações dão conta que supostamente a ordem partiu do comando geral. Os PMs que estão participando da operação de repressão contra a população de Raposa, confirmaram que a ordem partiu do Capitão Falcão, que é o oficial do dia.
O temor imperou e dificulta o processo de concentração da população na sede do TRE - MA, para acompanhar o julgamento, que estranhamente já foi várias vezes adiado pela corte eleitoral. Nas imediações da Alta Corte Eleitoral Maranhense, local marcado para o encontro da população, se apresentam várias viaturas da Polícia Militar, visivelmente armadas para o combate e repressão de qualquer ato de manifesto da população raposense.
![]() |
As viaturas da policia militar prenderam os ônibus dos manifestantes da Raposa |
Todo o aparato militar para acompanhar e impedir o deslocamento da população de Raposa, evidenciava o quão distante estamos do conceito de “policiamento democrático”. Presenciamos uma polícia inacessível, fechada ao diálogo e parcial, partindo do suposto de que todo e qualquer manifestante é uma ameaça potencial, e portanto, merece o tratamento de um criminoso.
A qualquer momento teremos novas informações deste caso.
A qualquer momento teremos novas informações deste caso.