domingo, 22 de março de 2015

Rilton Silva retira do site enquete sobre intenção de voto para 2016 em Paço do Lumiar.

Diante da polêmica causada pela enquete realizada nos últimos dias pelo blog do Rilton Silva, sobre a intenção de voto do internauta com relação a sucessão municipal de 2016 em Paço do Lumiar. 

Decidimos retirar do ar, pelas ameaças que sofremos nos últimos dias e pelo descontrole de certos pré – candidatos a prefeito desta cidade, que mais uma vez mostram despreparo para as opiniões contrarias as suas. 

A enquete ficou no ar por 4 dias, aproximadamente. Durante quase todo esse período, o candidato a reeleição em Paço do Lumiar, o republicano Josemar Sobreiro, se manteve na liderança com média de 31% da preferência dos internautas. Seguido do ex – prefeito Raimundo Filho (PHS) com 30%, Inaldo Pereira (PPL) 27%, Carmem Arôso (PMDB) 9% e Domingos Dutra (SDD) 0%

Como os números obtidos não coincidem com as pesquisas de opinião pública feitas por institutos técnicos, alguns políticos opinaram pela conveniência de se retirar do ar a enquete, alegando a facilidade de manipulação dos resultados obtidos via internet.

Ao mesmo tempo, outros pré - candidatos estão usando os números para mobilizar pessoas em suas futuras campanhas eleitorais, classificando a enquete como "Pesquisa eleitoral".

Diante desses fatos, o blog do Rilton Silva faz questão de esclarecer o seguinte:

1 - Ao contrário do que alguns políticos desesperados afirmaram, não há que se falar em manipulação de resultados. Bastam poucos conhecimentos sobre internet para saber que as enquetes on-line possibilitam ao internauta votar quantas vezes quiser, mesmo que o site tenha sistema de leitura de cookies, como é o caso desta página. A leitura de cookies dificulta a repetição de votos, mas não a impede

2 - Só há que se discutir confiabilidade e/ou manipulação quando trata-se de pesquisa realizada por institutos de opinião, através de trabalho técnico-profissional. Este não é o caso de nenhuma enquete digital. Elas demonstram apenas a preferência das pessoas que visitam determinada página naqueles dias, as quais ainda tem a opção de votar quantas vezes desejarem. Essa realidade é conhecida por praticamente todos os internautas.

3 - Apesar disso, usar esses números como propaganda eleitoral pode confundir o eleitor leigo, que desconhece a ausência total de critérios científicos na realização de uma enquete digital. Daí, entendendo que diante desses fatos a enquete não mais atingia seu objetivo, que era contribuir com a democracia, o titular deste blog decidiu retirá-la da página.

Ameaças de grupos políticos

Sobre as ameaças feitas contra o titular deste blog, por um certo pré – candidato a prefeito desta cidade. Esclareço que não tem medo de processo, e muito menos das suas acusações infundadas, o desespero apenas mostra seu despreparo e a sua falta de controle em lidar com as pessoas.

Já, outro que se julga pré – candidato, que colocou no seu Facebook um comentário sem pé nem cabeça contra este blog, ainda não dei a resposta porque percebi que não vale a pena dá moral ao uma pessoa desequilibrada. A melhor forma de responder a gente desse nível é simplesmente ignorando.

2 comentários:

  1. Medo de processo ou algum adv orientou a tirar? Tem um doido que tava levando isso a sério, esse doido p não dizer o nome, mora p banda da cafeteira, não trabalha, nao terminou os estudos, se diz pastor, de vez em outra enche a cara, dizem q só a mulher trabalha na prefeitura de paço e ele anda com o cartão dela. Esse doido deveria era criar vergonha na cara e trabalhar.

    ResponderExcluir