segunda-feira, 30 de março de 2015

Reforma Política: Atual prefeito e vereadores de Paço do Lumiar podem ficar no mandato até 2018.

O prefeito e os vereadores poderão ter mais dois anos de mandato. 
Ainda no segundo semestre deste ano, Deputados e Senadores votarão a Reforma Política e um item é destaque: a prorrogação dos mandatos, por mais dois anos, de todos os prefeitos e vereadores eleitos em outubro de 2012. Eles terão, portanto, seis anos de mandato.

Se isso acontecer, o atual prefeito de Paço do Lumiar, Josemar Sobreiro (PR), poderá ficar no mandato até 2018, ou seja, dois anos mais no cargo de chefe do executivo. O projeto é deputado federal Edmar Arruda (PSC - PR) e segundo ele, em entrevista a uma emissora de TV nesta semana, afirmou que os parlamentares vão aprovar o projeto. “O clima é pela aprovação”, disse.

A partir do “mandato tampão”, que assegura a prefeitos e vereadores a oportunidade de permanecerem no cargo 6 anos, seria adotado o mandato de cinco anos no executivo e legislativo e o fim da reeleição para os cargos de presidente e governador. Os senadores passariam a ter mandato de dez anos, com eleições a cada cinco anos para renovação de 1/3 e 2/3 dos parlamentares.

Para o deputado federal Giroto (PMDB-MS), as extensões dos mandatos garantem “que os políticos tenham mais tempo de mostrar seu trabalho, além de diminuir os custos de realização de eleições”. Os membros do bloco vão sugerir essas opções para a formulação da Proposta de Emenda a Constituição (PEC) de autoria do deputado João Maia (PR-RN), que tem como objetivo principal a coincidência de mandatos em 2018.

A medida cabe, se aprovada, também para a atual Câmara de Vereadores de Paço do Lumiar. Com isso, em 2018 haverá eleição única para presidente da República, governadores, deputados estaduais, federais, senadores, prefeitos e vereadores.

Oposição Desesperada

Para a oposição em Paço do Lumiar, o clima é de desespero caso a proposta seja aprovada na Câmara Federal e pelo Senado. Muitos acreditam que o atua gestor teria condições de viabilizar seu projeto de reeleição e restruturar sua base de apoio na cidade. 

Outra questão, que preocupa muito a oposição é a possibilidade do município entra para fundo especial. Com isso, a prefeitura da cidade teria mais dinheiro nos cofres públicos.

7 comentários:

  1. Dois pontos importantes que você citou blogueiro, a prorrogação do mandato tampão e a possibilidade do município atingir sua meta e ir para fundo especial. Sobre a oposição, existe isso no município? Porque eu não vejo isso na cidade, até na Câmara Municipal não tem apesar de ter três vereadores fora do governo.

    ResponderExcluir
  2. O prefeito e os vereadores já podem comemorar porque a reforma política vai passar de qualquer jeito. Oposição se prepara para chorar

    ResponderExcluir
  3. Podem dá até 20 anos pra Josemar, que ele não muda nunca. É o prefeito mas enrolado de todos os tempos, o que pode acontecer durante esses dois anos de mandato é o afastamento dele via Ministério Público.

    ResponderExcluir
  4. O certo é que em paço a oposição é de mentira. A bando de desocupados e desempregados querendo uma boquinha. O cara p ser oposição, primeiro tem q trabalhar para ser exemplo. Dos atuais "opositores" qual deles trabalha de verdade. Sei eles sabem muito fazer e tomar cachaça e fica em canto de rua falando besteira. Duvido q tem algum q se coloque a ajudar o próximo. Todos os políticos vagabundos.

    ResponderExcluir
  5. Deus me livre ! isso não pode acontecer !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  6. O PROLONGAMENTO DE MANDATO DOS ATUAIS ELEITOS NA REFORMA POLITICA É ZELAR E ACABAR COM ECESSO DE GASTOS EM ELEIÇÃO E APLICAR EM FAVOR DO NOSSO POVO!

    ResponderExcluir
  7. sou a favor da prorrogação por mais dois anos os mandatos de prefeitos e vereadores eleitos em 2012, isso evitaria mais despesas com as eleições a cada dois anos.

    ResponderExcluir